Campinas concentra metade dos casos de raiva em morcegos em 2010

A Vigilância em Saúde de Campinas está em alerta com o crescimento dos casos de raiva animal em morcegos. Dos 13 animais com a doença confirmada capturados em 2010, ao menos metade foi encontrada no distrito de Barão Geraldo, na região norte da cidade. Em anos anteriores, os registros de morcegos com raiva não ultrapassavam sete casos. Provavelmente, o distrito de Barão Geraldo tem apresentado muitos casos porque ainda mistura área urbana com a rural.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, Maria Filomena de Gouveia Vilela, a população precisa tomar cuidado. “Quando alguém encontra um morcego morto no chão, não deve pegá-lo em hipótese alguma. O correto é isolar a área e chamar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, explica. A raiva pode ser transmitida ao ser humano por meio de lambida, mordida ou arranhão de animais infectados.

Segundo os especialistas, os morcegos têm vida noturna e se ficam no chão durante o dia, estão doentes. Outra preocupação dos órgãos de saúde são os animais domésticos, como cães e principalmente os gatos, que gostam de brincar com morcegos quando os encontram caídos no chão.

“É preciso ter a posse responsável do animal, não os deixando sair sozinhos e também vaciná-los”, disse Maria Filomena.

Vacina

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo suspendeu a vacina antirrábica após casos de morte de cães e gatos que receberam a imunização. A vacina é viabilizada pelo Ministério da Saúde.

Campinas tem acatado a decisão da Secretaria de Saúde, mas as autoridades em Saúde alertam que as vacinas aplicadas em clínicas particulares não estão suspensas e podem ser usadas. Desde a década de 1980, Campinas não registra casos de raiva animal ou em humanos.

Fonte: EPTV (acessado em 13/09/10)

Relacionadas

Notebook aberto com a capa do relatório de gestão na tela com os dizeres: Gestão 2024.
cão labrador sentado aguardando pessoa colocar ração em seu pote de inox.
Em uma auditório, mulheres profissionais médicas-veterinárias e palestrantes posam para a foto no encerramento do evento
Um rebanho de bovinos no pasto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40