Campinas confirma dois casos de raiva em morcegos

Secretaria de Saúde alerta para a necessidade da vacinação de cães e gatos
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Portal G1)
Foto: Pixabay

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou dois casos de raiva em morcegos nos bairros Jardim Garcia e Vale das Garças. Os registros foram feitos entre dezembro de 2018 e abril de 2019, mas a Prefeitura não informou exatamente em quais meses. Em 2018, a cidade registrou 43 casos da doença em morcegos. O último em humanos foi registrado em 1981.

A orientação é para que a população nunca toque em morcegos vivos ou mortos tanto pelo risco de contaminação, quanto pelo fato de que matar o animal é crime ambiental. E ficar atenta para comportamentos considerados estranhos em morcegos, como voar durante o dia, ficar pendurado em locais com incidência direta de luz solar e permanecer caídos no chão.

Em caso de morcegos mortos ou com comportamento estranho é necessário acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), pelo telefone (19) 3245-1219. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato do plantão da Defesa Civil é o 199.

Vacinação

Para prevenir a raiva em cães e gatos é importante que os tutores mantenham a carteira de vacinação do pet em dia. Em Campinas, há dois pontos fixos de aplicação gratuita da vacina em animais domésticos:

Sede da UVZ, na Rua César Paranhos Godoy, 333, Jardim Chapadão.

Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), na Rua das Sapucaias, 155, Vila Boa Vista.

As doses são aplicadas durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.

Relacionadas

Happy weekends, true positive emotions of young joyful woman with cut curly hair having fun with little dog in falling golden tinsels on couch in modern apartment
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br