Campinas confirma dois casos de raiva em morcegos

Secretaria de Saúde alerta para a necessidade da vacinação de cães e gatos
Texto: Comunicação CRMV-SP (com informações do Portal G1)
Foto: Pixabay

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou dois casos de raiva em morcegos nos bairros Jardim Garcia e Vale das Garças. Os registros foram feitos entre dezembro de 2018 e abril de 2019, mas a Prefeitura não informou exatamente em quais meses. Em 2018, a cidade registrou 43 casos da doença em morcegos. O último em humanos foi registrado em 1981.

A orientação é para que a população nunca toque em morcegos vivos ou mortos tanto pelo risco de contaminação, quanto pelo fato de que matar o animal é crime ambiental. E ficar atenta para comportamentos considerados estranhos em morcegos, como voar durante o dia, ficar pendurado em locais com incidência direta de luz solar e permanecer caídos no chão.

Em caso de morcegos mortos ou com comportamento estranho é necessário acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), pelo telefone (19) 3245-1219. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato do plantão da Defesa Civil é o 199.

Vacinação

Para prevenir a raiva em cães e gatos é importante que os tutores mantenham a carteira de vacinação do pet em dia. Em Campinas, há dois pontos fixos de aplicação gratuita da vacina em animais domésticos:

Sede da UVZ, na Rua César Paranhos Godoy, 333, Jardim Chapadão.

Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), na Rua das Sapucaias, 155, Vila Boa Vista.

As doses são aplicadas durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.

Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
A imagem mostra close de focinho e boca de um cão. Ao fundo, há imagem de vegetação.
Representantes do CRMV-SP posam com profissionais de Campinas e região presentes na vigésima edição do CRMV-SP Escuta. Estão todos juntos a frente da auditório e sorrindo para a foto, alguns agachados e outros de pé. No centro da foto, os presidentes do CFMV e do CRMV-SP.
Assinatura_escritura_Urfa_Campinas (4)