A Secretaria de Saúde de Campinas (93 km de São Paulo) confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de febre maculosa na cidade em 2011. A doença causou a morte de um homem de 31 anos no dia 6 de junho.
A vítima morava na região norte da cidade e trabalhava como cuidador de animais em uma área de mata ciliar, onde já foram vistas capivaras, que costumam hospedar o carrapato estrela.
Por viver perto de Sumaré (118 km de São Paulo), o homem buscou atenção médica em um hospital dessa cidade, mas, segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, já chegou com a doença em estágio avançado e morreu após dois dias de internação.
Depois de realizar ações educativas com a população local, a secretaria vai iniciar uma busca para verificar qual a infestação de carrapatos na área.
A população deve evitar andar pelo local e, se for necessário, utilizar proteção ou buscar serviços médicos assim que sentirem os primeiros sintomas.
Os sinais mais comuns de febre maculosa são febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas na pele.
Em 2010, foram 13 confirmações da doença e quatro mortes entre moradores da cidade. Segundo o médico infectologista Rodrigo Angerami, da Vigilância em Saúde da cidade, a região de Campinas é endêmica para a febre maculosa, e a doença é mais comum na época mais seca do ano.
Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa (acessado em 08/07/2011)