Uma missão sanitária ucraniana visitará o Brasil entre março e maio de 2010 para avaliar frigoríficos exportadores de carne bovina, fazendas e toda estrutura de defesa sanitária do País. A informação foi confirmada pelo secretário-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Otávio Cançado, que está na Ucrânia para conhecer as novas regras de certificação e habilitação de frigoríficos importadores.
“Tínhamos uma incerteza jurídica do que iria acontecer, já que os ucranianos mudaram as regras, mas tivemos uma reunião com o serviço veterinário daqui e fui tranquilizado: disseram que nunca tiveram problemas sanitários com o Brasil e que a mudança não irá afetar a carne importada”, afirmou Cançado à Folha de Londrina.
Em 2008 a exportação brasileira de carne bovina para a Ucrânia disparou 567% ante 2007 e atingiu US$ 117,5 milhões, colocando o país na 13a. posição entre os mercados para o produto brasileiro. Em 2008, as exportações despencaram mais de 90% e, até outubro, atingiram US$ 24 milhões. Segundo Cançado, a crise de liquidez, os estoques altos, o fim da capacidade de financiamento dos importadores foram causas da queda na demanda.
Fonte: Portal DBO (acessado em 04/12/2009)