Caros profissionais, feliz Dia do Zootecnista!

Em comemoração à data, realizaremos o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo e a primeira edição do Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

Hoje, mais uma vez celebramos a profissão. Neste ano, a celebração tem um brilho a mais com a publicação da Lei Federal nº 13.596/18, que oficializou o Dia do Zootecnista no calendário nacional, e com a comemoração dos 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil, ocorrida, em 1968, com a promulgação da Lei Federal nº 5.550/68.

A regulamentação profissional permitiu um aprofundamento dos estudos pecuários e colaborou com a expansão do agronegócio brasileiro. Em todos esses anos, a profissão se especializou e tecnificou, explorando novos horizontes, inclusive no segmento pet, destacando-se neste setor na atuação junto à indústria de rações e nas consultorias de comportamento animal.

É com muito orgulho que realizaremos, em celebração ao Dia do Zootecnista e a todas as conquistas da classe, o I Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo, um dia inteiro de palestras com os temas de destaque da profissão que trará a oportunidade de refletir sobre os rumos do ensino e da prática da Zootecnia no País.

Será uma grande oportunidade de atualização profissional em temas especialmente ligados à gestão e à inovação tecnológica, que visam não apenas uma maior produtividade, mas também a melhoria do bem-estar animal. Serão discutidas melhores práticas, inovação, empreendedorismo, rastreabilidade, certificação, potencial econômico da Aquicultura e aplicações e desafios da Zootecnia de Precisão.

Para completar nossa homenagem, este ano, ainda instituímos o Prêmio Zootecnista Luiz Alberto Fries, destacando a figura deste importante profissional que tanto colaborou com as avaliações genéticas e a melhoria do desempenho dos rebanhos do País.

A primeira profissional de destaque a receber o prêmio será a Profa. Dra. Sandra Aidar de Queiroz, zootecnista especializada em melhoramento genético e figura de destaque no Ensino e Pesquisa da Zootecnia.

O evento será realizado na sede do Conselho, em São Paulo, e tem como intuito também convidar os profissionais a participarem desta casa, que também é dos zootecnistas. Temos a felicidade de contar atualmente com profissionais da área em nossas Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa da Zootecnia, Bem-estar Animal, Nutrição Animal, Responsabilidade Técnica e Políticas Públicas.

Temos certeza que a profissão tem muito a crescer e um grande futuro pela frente. Queremos seguir lado a lado na valorização profissional. Mais uma vez, deixo meus votos de parabéns a todos os zootecnistas do Estado de São Paulo pelo dia!

Mário Eduardo Pulga

Presidente do CRMV-SP

Foto: Freepik
Card-twitter-2---Célia-SP
CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul