Casos de leishmaniose em humanos são confirmados no Oeste Paulista

Na cidade de Osvaldo Cruz, um homem de 33 anos foi diagnosticado com leishmaniose. Ele está internado no Hospital das Clínicas de Marília e seu estado de saúde não foi divulgado.

Em Presidente Prudente a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou mais um caso da doença em uma criança de um ano e oito meses. A criança encontra-se internada desde o dia 6 de novembro. Trata-se do segundo caso deste ano na cidade. O primeiro foi em maio, no Jardim Cinquentenário.

Com a confirmação, a VEM iniciou a partir desta segunda-feira (13) o trabalho de orientação da população e limpeza de quintais e terrenos, bem como podas de árvores para que os raios solares cheguem ao chão. “Pois, o mosquito-palha, que é o transmissor da leishmaniose, se reproduz entre o solo e a matéria em decomposição sombreada”, explica a diretora da VEM, Elaine Bertacco.

Nos últimos cinco anos, Presidente Prudente acumula um histórico de seis casos de leishmaniose visceral em humanos.

O primeiro foi confirmado em 2013. O segundo caso em 2014. Em 2016, foram dois casos. Em 2017, duas confirmações, em maio e novembro.

Com informações do Portal G1.

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40