O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Bernardo iniciou na terça-feira a vacinação antirrábica de cães e gatos nas proximidades da Rua Antonio Luiz Valério, no Centro da cidade. A imunização dos animais domésticos daquela área foi decidida após a descoberta de um morcego com o vírus da raiva.
O departamento solicita a colaboração dos moradores da região para que permitam a vacinação de seus bichos de estimação e o acesso dos agentes, que devem se identificar e estar uniformizados. Eles também vão verificar as áreas propícias para o refúgio de morcegos.
A Secretaria de Saúde esclarece que, embora a espécie do morcego que foi encontrado com o vírus da raiva seja insetívora e não se alimente de sangue, a vacinação de cães e gatos é uma medida de caráter preventivo.
Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 18/03/10)