CCZ de Rio Claro dá dicas para prevenir morcegos em casas

Embora os morcegos sejam animais importantes para o equilíbrio do meio ambiente, eles causam problemas nas cidades vivendo em forros e árvores, pois suas fezes podem transmitir doenças, como a histoplasmose. Quando infectados, esses animais também transmitem a raiva.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro, caso haja contato de cães e gatos com os morcegos, é preciso procurar imediatamente um medico veterinário ou o próprio CCZ.

Outra dica é nunca tocar nos morcegos. Caso algum seja encontrado caído no chão, o Centro de Controle de Zoonoses deve ser acionado para coletar ou capturar o animal, mesmo se estiver morto.

Se ocorrer qualquer tipo de contato ou agressão (mordida, arranhão ou lambedura), a pessoa deve procurar um serviço de saúde imediatamente.

Caso os morcegos se abriguem no forro das casas, é preciso retirar algumas telhas, acender uma lâmpada ou colocar telhas de vidro para que a luz entre e os afugente. Após a retirada dos morcegos do forro, deve-se limpar e desinfetar o local, umedecendo a superfície com uma solução de água e cloro, na proporção de meio litro de cloro para um litro de água. Nesse caso, é importante sempre utilizar máscara, botas e luvas. As fezes do animal devem ser retiradas, ensacadas e descartadas no lixo.

Para prevenir que os animais se abriguem nos forros, basta vedar frestas do telhado, telar as janelas, podar as árvores para aumentar a incidência de luz e retirar frutos das árvores, eliminando alimentos dos morcegos frugívoros.

Fonte: JC Rio Claro (acessado em 21/03/2011)

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40