CCZ de Santa Bárbara d’Oeste (SP) orienta sobre controle de pragas urbanas

Grande parte dos chamados recebidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santa Bárbara d´Oeste é de pessoas solicitando serviços de dedetização por pragas urbanas, ratos, baratas, carrapatos, cupins, escorpiões, entre outros.

O coordenador do CCZ, Wilson Guarda, esclarece que o aparecimento destes animais significa que há algum fator ambiental que resulte nisso, como calor, chuva, falhas na edificação e também o descarte indevido de lixo.

Guarda recomenda que as pessoas mantenham quintais limpos, gramas cortadas, jardins bem cuidados e dar o destino correto ao lixo. “Manter a vigilância sobre a manutenção de suas casas também é muito importante. Redes de esgoto com rachaduras, por exemplo, podem gerar um grande transtorno” explica.

De janeiro a março, o CCZ recebeu mais de 250 chamados para dedetização devido ao aparecimento desses animais, o que não é bem este o papel do departamento. “As pessoas, muitas vezes, confundem o trabalho do CCZ com o serviço de dedetização. Nós, como órgão público, interferimos com este serviço em situações de risco à saúde pública”, afirma o coordenador.

Contudo, a população deve ficar atentar aos cuidados preventivos para evitar situações de risco. “Nossa intervenção ocorre quando já foram tomadas medidas preventivas, quando os proprietários dos locais já tomaram os devidos cuidados com o imóvel, contrataram serviços de dedetização, e, mesmo assim, o problema de infestação permanece”, explica Guarda.

Santa Bárbara possui hoje uma média de 190 mil habitantes e 50.000 imóveis, e se cada um agir preventivamente, muitos problemas de saúde pública gerados por conta de pragas urbanas podem ser sanados.

“Somos responsáveis pelo que acontece em nossa casa. A falta de cuidado pode comprometer não só a saúde de uma família, mas também de todos que estão ao redor”, ressalta o coordenador.

Saiba como evitar ratos, baratas e outros animais:

* Manter quintais limpos;
* Grama aparada;
* Jardins bem cuidados;
* Limpar migalhas e restos de alimentos, respingos de líquidos;
* Guardar alimentos dentro de potes;
* Manter o lixo em recipientes ou sacos bem fechados;
* Não manter lixo dentro de casa.

Fonte: Rádio Azul Celeste (acessado em 04/04/11)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br