Grande parte dos chamados recebidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santa Bárbara d´Oeste é de pessoas solicitando serviços de dedetização por pragas urbanas, ratos, baratas, carrapatos, cupins, escorpiões, entre outros.
O coordenador do CCZ, Wilson Guarda, esclarece que o aparecimento destes animais significa que há algum fator ambiental que resulte nisso, como calor, chuva, falhas na edificação e também o descarte indevido de lixo.
Guarda recomenda que as pessoas mantenham quintais limpos, gramas cortadas, jardins bem cuidados e dar o destino correto ao lixo. “Manter a vigilância sobre a manutenção de suas casas também é muito importante. Redes de esgoto com rachaduras, por exemplo, podem gerar um grande transtorno” explica.
De janeiro a março, o CCZ recebeu mais de 250 chamados para dedetização devido ao aparecimento desses animais, o que não é bem este o papel do departamento. “As pessoas, muitas vezes, confundem o trabalho do CCZ com o serviço de dedetização. Nós, como órgão público, interferimos com este serviço em situações de risco à saúde pública”, afirma o coordenador.
Contudo, a população deve ficar atentar aos cuidados preventivos para evitar situações de risco. “Nossa intervenção ocorre quando já foram tomadas medidas preventivas, quando os proprietários dos locais já tomaram os devidos cuidados com o imóvel, contrataram serviços de dedetização, e, mesmo assim, o problema de infestação permanece”, explica Guarda.
Santa Bárbara possui hoje uma média de 190 mil habitantes e 50.000 imóveis, e se cada um agir preventivamente, muitos problemas de saúde pública gerados por conta de pragas urbanas podem ser sanados.
“Somos responsáveis pelo que acontece em nossa casa. A falta de cuidado pode comprometer não só a saúde de uma família, mas também de todos que estão ao redor”, ressalta o coordenador.
Saiba como evitar ratos, baratas e outros animais:
* Manter quintais limpos;
* Grama aparada;
* Jardins bem cuidados;
* Limpar migalhas e restos de alimentos, respingos de líquidos;
* Guardar alimentos dentro de potes;
* Manter o lixo em recipientes ou sacos bem fechados;
* Não manter lixo dentro de casa.
Fonte: Rádio Azul Celeste (acessado em 04/04/11)