O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de São José do Rio Pardo mantém desde 2008 o Programa Cão Ciente, uma campanha permanente de esterilização de cães e gatos. Dos 465 animais cadastrados no município, 200 cães (28 machos e 172 fêmeas) e 115 felinos (29 machos e 86 fêmeas) já foram esterilizados.
O programa é uma parceria entre a Prefeitura e quatro clínicas veterinárias da cidade. De acordo com a veterinária responsável pelo CCZ, Maria Ângela Salvadori, a castração tem como objetivo impedir a procriação excessiva, evitando o abandono. “Uma gata ou cadela e seus descendentes não esterilizados podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos animais num curto período de tempo. Infelizmente, não existem lares responsáveis para todos. Além disso, a saúde deles e a de todos os moradores serão beneficiadas”.
Para realizar a campanha, a Prefeitura fornece um kit para a castração contendo anestésico e materiais para a cirurgia, além de um microchip. Os animais são levados a uma das clínicas cadastradas, onde o preço da cirurgia é reduzido por até um terço do valor normal.
Para não haver excesso de cirurgias em uma única clínica, foi criado um sistema de rodízio. Portanto, o tutor do animal não tem como escolher em qual delas o levará.
Para fazer a inscrição, o responsável precisa levar ao CCZ a cópia da identidade, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Os animais deverão estar vacinados contra a raiva e em boas condições de saúde.
Entre as vantagens de castração para machos estão a diminuição de fugas, redução da demarcação do território (urinar em vários locais), redução da agressividade motivada por excitação sexual constante, de tumores testiculares e da perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis.
A esterilização de fêmeas evita acasalamentos indesejáveis, câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta, piometra em fêmeas adultas, episódios frequentes de gravidez psicológica e consequências como infecção das mamas, cios e doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida.
Fonte: Anda (acessado em 28/10/10)