Censo aéreo tenta mapear peixe-boi

Até a próxima quinta-feira, sobrevôos de rastreamento, guiados por GPS, serão realizados por toda a costa litorânea dos Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. A razão é traçar o mapa da distribuição dos peixes-boi marinho pelo Nordeste, na derradeira tentativa de preservar a espécie, hoje uma das mais ameaçadas de extinção no país.

A iniciativa, que teve seu start ontem, é do Projeto Peixe-Boi, executado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, unidade especializada do Instituto Chico Mendes em co-gestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos e com patrocínio oficial da Petrobrás.

O último mapa de distribuição destes animais foi publicado em 1997, baseado em entrevistas com pescadores. Agora os pesquisadores do projeto e da Universidade Federal de Pernambuco farão vôos ‘baixos e lentos’, a bordo de um monomotor modelo Cessna 172 A. Será uma atividade minuciosa de observação, para ver onde os peixes-boi marinhos estão distribuídos atualmente.

De acordo com o coordenador do Projeto Peixe-Boi, João Carlos Borges, já há indicativos da presença desses animais em áreas onde eles não eram encontrados, como a cidade de Olinda (PE). Há ainda muitas alterações já verificadas nos habitats desses animais. “Estudos com uso dessa metodologia permitem um melhor acompanhamento das populações, possibilitando avaliar se a mesma esta se mantendo, crescendo ou mesmo diminuindo. Neste último caso, poderemos traçar ações específicas para favorecer a conservação da espécie”, afirmou Borges.

Fonte: EPTV (acessado em 26/01/10)

Relacionadas

Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.
15.05.2025_CAPA_INFORMATIVO_MATÉRIA_1408x786
Cão da raça husky siberiano branco com manchas pretas, dentro de um carro cinza com a cabeça levemente para fora da janela do assento traseiro. Ele está com a língua de fora.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40