O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses de Indaiatuba completa dois anos de atividades em abril. Ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, o Centro funciona no Recreio Campestre Jóia, onde funcionava o antigo Matadouro Municipal.
A proposta do serviço é recolher animais machucados que representam risco à população, filhotes abandonados e cadelas prenhas, cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares. Só nos primeiros três meses de 2011, já foram recolhidos 78 animais.
Castração
Desde agosto de 2009, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses possui um programa de castrações gratuitas de cães e gatos, realizadas por um médico veterinário. Para ter acesso ao serviço, as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. Os animais doados pelo Centro também podem ser castrados.
Com a iniciativa, a prefeitura oferece gratuitamente cerca de 50 castrações por semana. Ao todo, o órgão já doou 505 animais e castrou 3.384 cães e gatos.
Levando em consideração que cada animal em reprodução produz uma média de dez filhotes por ano, a Secretaria calcula que, com o projeto, deixaram de nascer mais de 33 mil animais que poderiam estar abandonados pela cidade.
Fonte: Itu.com.br (acessado em 31/03/11)