O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) agradece as sugestões recebidas para a revisão e a atualização do novo Código de Ética do Médico Veterinário. Agora, o CFMV vai consolidar as propostas e encaminhá-las para sua Comissão de Ética, que irá elaborar a minuta do novo Código, levando em conta o material recebido. Em seguida, o documento será submetido novamente à consulta pública para posterior análise pelo Plenário do CFMV.
Em agosto deste ano, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, decidiu democratizar a elaboração do novo Código de Ética, abrindo aos médicos veterinários, a órgãos, a entidades e a quaisquer interessados a possibilidade de contribuir. Para isso, submeteu o atual Código, descrito na Resolução CFMV nº 722/02, à consulta pública, cujo prazo se encerrou em 30 de setembro.
Antes disso, em um primeiro momento, o documento já estava sendo analisado pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs), que tinham autonomia para envolver associações, instituições de ensino, poder público ou comissões assessoras para a elaboração de propostas.
Fonte: Portal do CFMV.