O presidente da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do CFMV, Júlio Barcellos, esteve na última quarta-feira (20) no Congresso Nacional, para manifestar a preocupação do CFMV acerca do Projeto de Lei 3661/2012, que tramita na Câmara dos Deputados desde o ano passado.
Barcellos explicou a deputados que o projeto em questão lança uma prerrogativa aos profissionais da radiologia sem que eles tenham expertise para executá-la.
Pela proposta, somente os técnicos e tecnólogos em Radiologia, além dos bacharéis em Ciências Radiológicas, poderão realizar exames de imagem.
“Em animais, a maioria dos exames dessa natureza demanda profundo domínio de anatomia, sendo privativos ao médico veterinário, único profissional habilitado e com competência para tal prática”.
“Os profissionais ligados à radiologia não reúnem as competências e a formação necessárias para realizá-los. Algumas especificidades e detalhes contidos nas imagens, fundamentais para diagnósticos, somente o médico veterinário é capaz de analisar”, reforça Barcellos.
Fonte: Portal do CFMV (acessado em 25/02/2013).