CFMV participa de audiência pública sobre a situação dos abatedouros no País

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal discutiu, na manhã do dia 9/4, durante audiência pública, as condições de funcionamento dos abatedouros no País. O debate foi motivado por denúncias veiculadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, em 10 de março, sobre a falta de higiene e crueldade no abate do gado nesses estabelecimentos.

O requerimento para realização da audiência pública foi de autoria do presidente da CMA, senador Blairo Maggi (PR-MT). Foram convidados o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Enio Antonio Marques Pereira, entre outras autoridades.

Para o presidente do CFMV, a situação apresentada não é uma novidade ou uma situação recente. Durante a audiência, Arruda ressaltou as ações empenhadas pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e falou sobre as dificuldades no cumprimento da fiscalização por parte dos estados e municípios. “Não adianta haver fiscalização e punição a estabelecimentos irregulares e aos profissionais que não exercem o seu papel com ética se a Justiça libera o funcionamento e a atuação profissional nesses casos.”

Arruda destacou que, mesmo com tantos problemas, o trabalho de fiscalização e o papel dos médicos veterinários e zootecnistas têm sido de fundamental importância. “Mesmo com todos esses entraves, temos conseguido fechar e lacrar – em conjunto com os Conselhos Regionais, profissionais e o Ministério Público – uma série de frigoríficos e abatedouros em situação irregular em estados e municípios em todo o País.” O presidente ainda complementou que “sem dúvida, há profissionais que não realizam um bom trabalho, como em todas as profissões. Mas há também, em sua maioria, médicos veterinários e zootecnistas que exercem o seu papel com ética e responsabilidade”.

Fonte: Portal do CFMV (acessado em 11/04/2013).

Relacionadas

MATERIA
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br