CFMV realiza visitas técnicas a Instituições de Ensino que aderiram ao Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem

Nas primeiras semanas de agosto, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou visitas técnicas a seis Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem.

São elas a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS); a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), em Chapecó (SC); a Universidade de Marília (Unimar), em Marília (SP); a Unipam – Centro Universitário de Patos de Minas, em Patos de Minas (MG); a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), em Alfenas (MG); e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP).

O objetivo do Projeto, idealizado pelo CFMV, é desenvolver competências humanísticas nos estudantes e futuros profissionais, em conjunto com as competências técnicas. As habilidades incluem Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

A Resolução CNE/CES nº 01/2003, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, enfatiza que estas habilidades devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem.

As visitas foram realizadas por Isabela Llurda e Regina Werneck, integrantes da Área de Gestão Estratégica do CFMV, que realizaram reuniões com as reitorias, diretorias acadêmicas e com os núcleos de apoio pedagógico dos cursos de Medicina Veterinária das instituições.

Além disso, houve apresentações específicas voltadas aos docentes e discentes dos cursos. Aos estudantes, foi explicada cada competência humanística e a importância de desenvolvê-las. Para os professores, foram sugeridas dinâmicas de como trabalhar e avaliar as competências.

O conselheiro do CRMV-SP e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, está muito satisfeito com o projeto. “Criou-se uma expectativa muito grande em todo o grupo, uma ansiedade natural do novo, e isso está sendo muito interessante”, diz ele.

Fonte: Portal do CFMV.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed