O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recebeu na última terça-feira (11/2) uma missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) com objetivo de discutir sobre a atual conjuntura da Medicina Veterinária no Brasil. Os representantes da OIE foram acompanhados por servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e recebidos pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, pelo secretário-geral, Felipe Wouk, e pelo tesoureiro, Amilson Pereira.
O principal tema levado à reunião pelo CFMV foi sobre a necessidade de se regulamentar o Exame de Certificação Profissional como exigência para a aquisição do registro profissional. “Entendemos ser de suma importância que seja regulamentado pelo nosso Poder Legislativo o exame, para que sejam colocados no mercado de trabalho profissionais que sejam verdadeiramente preparados para atender às demandas da sociedade”, afirmou Arruda.
Na ocasião, o presidente do CFMV também apresentou o Sistema CFMV/CRMVs e dados sobre os profissionais registrados (áreas de atuação, quantitativo e distribuição por região). Na pauta, estiveram, ainda, assuntos como o ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia no país, código de ética das profissões, processos éticos, áreas de atuação e faixas salariais. A comitiva da OIE, que visitará 12 capitais no País, prometeu elaborar recomendações ao governo brasileiro com vistas à melhoria do ensino e do exercício profissional no Brasil.
Fonte: Portal do CFMV.