CFMV recomenda proibição de “ponta de fogo” e “aplicação de cáusticos” em equinos

Orientação é para que os profissionais utilizem práticas mais atualizadas, que respeitem o bem-estar animal, de forma a preservar mercados e dar credibilidade à atividade no País
Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: FreeImages

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em parecer técnico, sugere que sejam proibidas as práticas conhecidas como “ponta de fogo” e “aplicação de cáusticos” em equinos, especialmente nos hipódromos brasileiros.

O parecer segue as recomendações dos órgãos reguladores internacionais, como a Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA), a Federação Equestre Internacional (FEI) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

As duas práticas consistem em cauterizações, especialmente para inflamações ósseas. Enquanto a ponta de fogo usa ferro quente, a aplicação de cáusticos consiste na administração de substâncias químicas nas patas e cascos dos cavalos.

Por serem consideradas práticas ultrapassadas que provocam dor prolongada e sofrimento aos animais, o CFMV orienta os profissionais a utilizarem práticas mais atualizadas, respeitando o bem-estar animal como estabelece a Resolução CFMV nº 1.236/2018, de forma a preservar mercados e dar credibilidade à atividade no País.

Bem-estar animal

O documento justifica ainda que o Código de Ética do Médico-veterinário estabelece como princípios fundamentais para o exercício profissional “empenhar-se para melhorar as condições de bem-estar, saúde animal, humana, ambiental e os padrões de serviços médicos-veterinários” e “usar procedimentos humanitários preservando o bem-estar animal evitando sofrimento e dor”.

Com a iniciativa, o CFMV visa estimular que os órgãos brasileiros normatizem o fim dessas práticas e inicie o debate sobre a regulamentação pelo próprio Sistema CFMV/CRMVs voltada ao exercício profissional.

Resolução CFMV nº 1.236/2018

Código de Ética do Médico-veterinário

Relacionadas

grupo de autoridades em pé pousando para foto no lançamento do Comitê Uma Só Saúde.
imagem da campanha um elo pela vida mostrando uma mão segurando uma pata de cachorro.
atleta brasileiro do hipismo com eu cavalo em competição nas Olímpiadas de Paris 2024.
Pessoas em pé na frente do stand do CFMV na feira PetVet 2024.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40