Com o objetivo de constituir uma Comissão para assessorar a Presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária sobre temas relacionados à área de animais selvagens, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda se reuniu com o presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas), Roberto Silveira Fecchio. O encontro foi realizado no último dia 26 de abril, em São Paulo.
Para Arruda, além da assessoria, a Comissão também seria responsável pela realização de cursos e palestras sobre o tema, estes que estariam incluídos no Programa de Educação Continuada do CFMV. “O objetivo também será a atualização, treinamento e reciclagem de Médicos Veterinários e estudantes de Medicina Veterinária. Entendemos que motivando e capacitando os profissionais abriremos mais oportunidades no mercado de trabalho”, comenta Arruda.
De acordo com Fecchio, o momento é de crescimento no número de médicos veterinários interessados em trabalhar com animais selvagens e há expansão no número de cursos de especialização sobre o tema. “O interesse deve-se ao aumento no número de animais silvestres de estimação, principalmente em grandes centros urbanos”, enfatiza o presidente da Abravas, entidade que conta com 350 associados.
Além da capacitação, Fecchi entende que a Comissão poderá auxiliar o CFMV na revisão de aspectos privativos dos animais selvagens, como também orientar sobre zoonoses específicas que refletem na saúde pública.
Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV