CFMV sinaliza necessidade de mais recursos para defesa agropecuária em 2014

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) vê, com preocupação, o montante destinado no orçamento de 2014 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a área da defesa agropecuária animal e vegetal. A insuficiência admitida pelo próprio ministro da pasta, Neri Geller, mostra que o valor de R$ 303,8 milhões, de um total de R$ 14,5 bilhões, representa apenas 2,1% do orçamento e não suprirá a demanda da área.

O valor se torna irrisório frente à demanda de trabalho da defesa agropecuária animal. Para o presidente do CFMV, Benedito Fortes Arruda, as exportações de carnes e seus subprodutos tem papel relevante na balança comercial positiva brasileira, o que contribui para a formação do PIB.

“Deve-se dar prioridade àquilo que é o carro-chefe do Mapa, pois sem a defesa agropecuária, não existe exportação de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal”, destacou o presidente.

Outro ponto ressaltado por Arruda é que o baixo investimento na área da defesa animal expõe o país a doenças que podem contaminar a agropecuária local. Um exemplo desse risco é a diarreia suína endêmica que ocorre atualmente nos Estados Unidos. O presidente alerta que essa doença teria o potencial de arrasar com as exportações e o rebanho brasileiros. Há temores de que atinja o plantel suíno nacional.

O CFMV lembra que a defesa agropecuária é responsável por garantir a segurança alimentar dos produtos consumidos em âmbito nacional.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Evento_RevistaMV&Z (58)
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de um cachorro comendo
imagem de um homem e duas mulheres posados para foto

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br