CFMV solicita a publicação imediata de IN que legisla sobre medicamentos controlados

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), principal órgão de representação da classe médico-veterinária, solicitou ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que seja imediatamente publicada a Instrução Normativa que legisla sobre os medicamentos controlados veterinários. Essa legislação foi colocada em consulta pública em 2008, porém, até o momento não foi oficializada. O pedido foi enviado ao Secretário de Defesa Agropecuária, Enio Antonio Marques Pereira, no último dia 22 de março pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

“É indispensável que o Ministério da Agricultura se movimente, o quanto antes, no sentido de realizar as ações para controle dos medicamentos”, afirmou o presidente do CFMV. “Tais ações permitiriam diminuir o desvio de medicamentos que são usados erroneamente pelos humanos, causando dependência química, efeitos colaterais graves e até a morte, em alguns casos”, disse Arruda preocupado com a saúde humana, papel que também é do Médico Veterinário.

Pela falta de controle, sabe-se que no Brasil, por exemplo, a quetamina é um anestésico dissociativo que sofre uso indevido. Ele é amplamente usado como entorpecente, o qual, ao lado da cocaína, é uma das principais drogas causadoras da dependência química. Outro medicamento de uso exclusivo médico-veterinário na clínica de equinos, o clemburetol, continua sendo empregado por fisiculturistas ou frequentadores de academia para alcançar benefícios que não existem.

Mais recentemente, como existe o controle de prescrição de antibióticos determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) às farmácias humanas, verificou-se a possibilidade de compra livre de antimicrobiano em farmácias veterinárias. “Com a ausência de legislação para os produtos veterinários, existe a possibilidade de desvio do produto de uso animal para o uso humano o que pode gerar consequências graves à saúde e precisa ser controlado” comentou o presidente do CFMV.

Atualização e gerenciamento – Para o CFMV, a Instrução Normativa (IN) que legisla sobre os medicamentos veterinários controlados precisa apenas sofrer uma alteração para a inclusão do controle de antimicrobianos.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária também entende que, após a publicação da IN, o Mapa deva constituir um grupo de trabalho para que agilmente possa estabelecer um controle semelhante ao que é feito pelo Sistema Nacional para o Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A exemplo do que fez em 2007, para a construção da Instrução Normativa, o CFMV se coloca à disposição do Ministério para que seja possível este passo em benefício da saúde pública brasileira.

Fonte: CFMV (via Assessoria de Imprensa, em 30/03).

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br