CFMV terá participação nas reuniões do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) poderá participar das reuniões realizadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). O pedido formulado pelo CFMV foi acatado, na última reunião, pelos membros do Conselho em conformidade com o artigo 26 do Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009.

Inicialmente, a participação do CFMV será como ouvinte. Para ter direito a voto, o CFMV dependerá de uma mudança na legislação que criou o Conselho. A representação será feita pelo médico veterinário Alberto Neves Costa, que também é presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CFMV.

Órgão integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Concea é instância colegiada multidisciplinar. Dentre as suas competências, destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais para ensino e pesquisa científica e procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação e experimentação animal. O Consea é responsável também pelo credenciamento das instituições que desenvolvem atividades nesta área, além de administrar o cadastro de protocolos aplicáveis aos procedimentos de ensino e projetos de pesquisa científica no País.

A próxima reunião ordinária dos membros do órgão está marcada para os dias 25 e 26 de agosto na Fundação Municipal de Ensino de Bragança Paulista (Fesb), em Águas de Lindóia (SP). Para este ano, estão previstas, ainda, outras três reuniões.

Preocupado com o uso de animais para fins científicos, o CFMV instituiu a Resolução no. 879, de 15 de fevereiro de 2008, que dispõe sobre o uso de animais no ensino e na pesquisa e regulamenta as Comissões de Ética no Uso de Animais (Ceuas) no âmbito da Medicina Veterinária e da Zootecnia. As Ceuas são órgãos de assessoria institucional autônomas, colegiadas, multidisciplinares e deliberativas do ponto de vista ético em questões relativas ao uso de animais no ensino e na experimentação. Toda a instituição de ensino ou pesquisa deve criar e manter uma comissão de ética interna para tratar o tema. As comissões são registradas no CFMV e coordenadas pelo Cebea.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV

Relacionadas

matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40