Chapada dos Veadeiros: Zoo de Brasília se prepara para receber animais feridos

O Zoológico de Brasília informou que está de “stand-by” para receber animais feridos que forem encontrados nas proximidades da Chapada dos Veadeiros a partir desta segunda-feira (30), após o controle das chamas que atingiu 27% da reserva. Segundo o presidente da instituição, Gerson de Oliveira Norberto, o Zoo capacitou 62 voluntários para resgatar e prestar primeiros socorros.

Ainda de acordo com ele, apenas dois filhotes de arara haviam sido encontrados até este domingo (29). “A maior parte dos animais foi afugentada. O que pode acontecer agora é encontrar os que ainda estão em fuga feridos.” Em incêndio florestais, os mais prejudicados costumam ser os filhotes, especialmente de aves, cujos ovos são carbonizados.

Por conta disso, o diretor de Conservação e Manejo em Áreas de Preservação do ICMBio, Paulo Carneiro, disse que a nova geração dos animais que habitam a Chapada está comprometida. “A geração nova de bichos é a mais afetada. Os passarinhos, os ovos que estão nos ninhos queimam todos. Esse ano reprodutivo vai ficar comprometido.”

De acordo com Carneiro, além dos danos imediatos gerados à fauna, após o controle do incêndio os animais são forçados a buscar abrigo e alimento em outras áreas. No entanto, a fuga dos bichos pode representar novos riscos. “Fora do parque eles podem ser atropelados na estrada e virar alvos de caçadores.”

Ao todo, 400 pessoas, entre brigadistas e voluntários, trabalham na região atingida pelo incêndio, que é considerado o maior da história do parque. Segundo o ICMBio, o fogo ainda não foi totalmente extinto e as equipes seguem no combate e monitoramento na região. A chuva de domingo (29) ajudou no trabalho.

Cuidado veterinário

As equipes do Zoológico, que estiveram na Chapada por duas vezes na semana passada, levaram mantimentos como soro fisiológico, gases, alimentos e rações. Os veterinários também ofereceram treinamento para que voluntários sejam capazes de atender animais atingidos pelo fogo ou por veículos na estrada. As equipes, no entanto, não estão mais no local.

“Se o caso for uma cirurgia ortopedica, por exemplo, o animal recebe os primeiros cuidados do voluntários e é trazido para o Zoológico”, disse Norberto. “Estão todos de ‘stand-by’ para receber os bichos.”

Segundo ele, com o controle do incêndio, as buscas devem ser intensificadas dentro do parque – tanto em Alto Paraíso, quanto em Cavalcante – e em áreas próximas, todas controladas pelo ICMBio.

Recuperação da flora

Quanto à flora, o diretor do ICMBio Paulo Carneiro disse que a maior parte da área atingida é de vegetação rasteira, que leva menos tempo para se recuperar. Já as áreas de floresta costumam demorar até dez anos para se recompor e, se houver novas queimadas, a vegetação pode ainda regredir para área de campo.

“As árvores antigas sobrevivem, porque estão adaptadas, têm a casca mais grossa e não queimam. As pequenas, que ainda estão crescendo, vão inteiras. As jovens morrem todas.” Segundo ele, o incêndio também prejudica a qualidade da água num primeiro momento, por conta da cinzas que vão parar nas nascentes.

Fonte: Portal G1.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40