Chegada dos filhotes transforma a rotina de toda a família

Quando a cadela de estimação procria, é hora de redobrar os cuidados e voltar todas as atenções para a ninhada. A primeira lição é sobre o leite materno. Ele é indispensável por, pelo menos, 40 dias. Quando os dentinhos dos filhotes começam a machucar a mãe, é o momento certo para oferecer aos poucos a ração, preferencialmente úmida com água morna ou leite de desmame, próprio para cães. O leite desnatado também pode ser utilizado na alimentação.

A segunda preocupação é quanto ao bercinho dos recém-nascidos. O lugar onde eles dormem deve ser quente e limpo. A nova mamãe precisa ter acesso aos filhos e o local não pode ser muito pequeno. A área também deve ser silenciosa e arejada, pois a mamãe fica muito cansada nesse período e necessita de paz e tranquilidade. A altura ideal é aquela que permite a saída da mãe, mas não dos filhotes.

A veterinária Karine Kleine dá outras dicas. “Quem mora em apartamento deve lembrar de colocar telas nas janelas e tomar cuidado com tomadas e medicamentos pela casa, assim como brinquedos de criança, que são fáceis de engolir. Outro ponto importante é a vermifugação, que precisa ser feit nos primeiros 30 dias de vida. A primeira vacinação ocorre quando o filhote tem 45 dias. Ele receberá três doses no intervalo de 21 dias”, explica ela.

Assim como todo bebê, os filhotinhos merecem muito amor e carinho, mas a disciplina também é necessária. Os filhotes choram à noite e uma dose de paciência será valiosa no começo dessa nova rotina.

Fonte: Mogi News (acessado em 18/04/2011)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40