Ciclo de palestras do CRMV-SP aborda atualidades nas afecções neurológicas em equinos

Idealizados pela Comissão Técnica de Equideocultura do Regional, eventos ocorrem em abril e maio. Próximo encontro abordará incoordenação com sede na coluna vertebral e raiva equina
Texto: Comunicação CRMV-SP/ Foto: Shoeb Khan (Pexels)
Na imagem em preto e branco, aparece a janela de baia de um haras com um cavalo de orelhas em pé e a cabela com uma mancha branca acima da narina.
Crédito: Shoeb Khan (Pexels)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Equideocultura, realiza uma série de palestras, em formato digital, abordando as principais atualidades nas afecções neurológicas em equinocultura. O ciclo, que foi iniciado no dia 20/04, segue até maio. O próximo encontro está programado para quinta-feira (27/04), às 19h, e terá como temas “Incoordenação com sede na coluna vertebral” e “Raiva equina”.

O presidente da Comissão, Otávio Diniz, explica que a iniciativa de se realizar o ciclo de palestras visa disponibilizar informações atualizadas aos profissionais médicos-veterinários sobre doenças neurológicas, em especial das principais zoonoses que acometem equinos. “A maior parte dessas afecções possui sintomatologia semelhante e a intenção é subsidiar os colegas do setor para um diagnóstico diferencial, com foco, sempre que possível, na recuperação do animal. As doenças neurológicas ainda são pouco exploradas e há muitas dúvidas e dificuldade no diagnóstico final.”

O segundo encontro terá como ministrantes os médicos-veterinários Luis Alberto da Silva Vasconcellos, mestre em Clínica Médica e criador da disciplina de Medicina Equina Esportiva na Unifeob; e Silvio Arruda Vasconcellos, doutor em Ciências Biológicas (Microbiologia), professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, conselheiro do CRMV-SP e representante do Regional no Comitê Estadual de Vigilância e Controle da Raiva no Estado de São Paulo.

“Vendo a dificuldade que os profissionais de medicina equina têm em elaborar diagnóstico neurológico, sugeri junto ao CRMV-SP, uma parceria com o intuito de tentar mudar esse panorama. Uma simples palestra tornou-se numa grande iniciativa para a medicina equina, com profissionais de diferentes universidades e áreas”, afirma Silva Vasconcellos, autor de três livros sobre o cuidado com equinos (“Problemas neurológicos na clínica equina”, “Doenças respiratórias nos equinos e seus métodos de diagnóstico por imagem” e “Neurologia e Neurocirurgia equina: princípios gerais”).

Um dos diagnósticos diferenciais importantes é a raiva equina e o professor Silvio de Arruda Vasconcellos irá abordar a situação atual da doença no Estado de São Paulo, os fatores que propiciam a sua ocorrência, as medas adotadas para prevenção e controle, bem como prevenção do risco ocupacional. “Há uma ocorrência da doença nos níveis esperados em áreas com condições ambientais favoráveis que exigem medidas de controle permanentes. A participação do CRMV-SP na complementação da formação e atualização dos profissionais é uma atividade de fundamental importância. Esta é uma excelente iniciativa”, ressalta.

Evolução da área e das técnicas diagnósticas

Luis Alberto da Silva Vasconcellos destaca a importância do ciclo de palestra, uma vez que há anos o assunto não é desenvolvido na sua totalidade, seja em congressos ou eventos regionais. Em sua palestra o pesquisador pretende abordar a evolução que a Neurologia e a Neurocirurgia tiveram nos últimos 30 anos.

Silva Vasconcellos, que iniciou na área após o insucesso no atendimento de um primeiro caso neurológico, desenvolveu uma metodologia diagnóstica publicada em seu livro; acompanhou o desenvolvimento de novos recursos, como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada e a radiologia robótica; publicou uma técnica cirúrgica em coluna vertebral cervical de equinos, quando até então só havia uma do ano de 1979; e desenvolveu órtese para ser usada na fixação de vértebras cervicais, atualmente produzidas no Brasil.

“Espero que com esse evento produzido pelo CRMV-SP e com todos os participantes possamos atualizar os médicos-veterinários de equinos, quebrando dogmas e conceitos, e mostrando o quanto essa especialidade evoluiu, seus diagnósticos, recursos terapêuticos e cirúrgicos, e, ainda, o uso da Medicina Veterinária alternativa ou não alopática, que tem trazido resultados fantásticos”, pondera o profissional, que teve experiência e lecionou nos Estados Unidos e Europa.

Novas pesquisas e atualização

Atualmente em dois projetos de pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (RS) e com a Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Jaboticabal/SP), sobre a má formação de vértebras cervicais em equinos de diferentes raças, Silva Vasconcellos acredita que a iniciativa do CRMV-SP fará com que os profissionais revisitem, por exemplo, problemas como a claudicação.

De acordo com o pesquisador, cerca de 40% desses casos podem ter origem neurológica, e de 4 a 6 cavalos em cada 10 podem ter malformações cervicais subdiagnosticadas. “Fora a importância de se dizer que todas as encefalites equinas (de origem infecciosa) são zoonoses. Esperamos com essa iniciativa seja uma semente para outros eventos como esse. Parabéns ao CRMV-SP e a todos os evolvidos.”

Confira a programação do ciclo de palestras “Atualidades nas Afecções Neurológicas em Equinocultura” e inscreva-se:

20/04

– Intoxicações alimentares causadoras de doenças neurológicas em equinos

Ministrante: José Corrêa de Lacerda Neto (FCAV-Unesp)

– Encefalites virais em equinos

Ministrante: Enio Mori (Instituo Pasteur)

* Em breve o vídeo desta palestra estará disponível em nossa plataforma e nosso canal do Youtube.

27/04

– Incoordenação com sede na coluna vertebral

Ministrante: Luis Alberto da Silva Vasconcellos (Centro de Medicina Equina Integrado)

– Raiva Equina

Ministrante: Silvio Arruda Vasconcellos (FMVZ-USP e CRMV-SP)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-27-04/

04/05

– Vacinação: seu papel no controle e prevenção das doenças neurológicas

Ministrante: Karla Dantas Madeira da Costa (Univittá Saúde Animal)

– Vacinas e encefalites virais equinas: A visão do laboratório

Ministrante: Luis Eduardo dos Santos Ferraz (Dechra Brasil)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-04-05/

11/05

– Alterações neurológicas causadas por lesões ortopédicas na coluna e pelve

Ministrante: Brunna Patrícia Almeida da Fonseca (Axial Vet)

– Tétano em equinos

Ministrante: Mirian Rodrigues (Unoeste)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-11-05/

18/05

– Afecções dos nervos periféricos de equinos

Ministrante: Carla Bargi Belli (FMVZ/USP)

– Diagnóstico laboratorial diferencial das principais enfermidades neurológicas que acometem os equinos

Ministrante: Enio Mori (Instituto Pasteur)

Inscrições: https://crmvsp.gov.br/events/atualidades-nas-afeccoes-neurologicas-em-equinocultura-palestra-dia-18-05/

Relacionadas

home e mulher médicos-veterinários em pé fiscalizando um celeiro com vacas leiteiras.
Imagem mostra duas mãos femininas de pele clara, segurando um envelope branco fechado.
atleta brasileiro do hipismo com eu cavalo em competição nas Olímpiadas de Paris 2024.
Pessoas em pé na frente do stand do CFMV na feira PetVet 2024.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40