Cientista derruba mito de que peixe retém informação por apenas 3 segundos

Quem assistiu ao filme “Procurando Nemo” já conhece o mito da síndrome da perda de memória recente, problema da divertida peixinha Dory. Kevin Warburton, do Instituto para a Terra, Água e Sociedade, da Austrália, no entanto, afirmou que é uma “besteira absoluta” dizer que um peixe tem pouco poder de reter informações. Segundo o Telegraph o pesquisador chegou a essas conclusões, após estudar o comportamento de peixes de água doce australianos, como o silver perch (perca prateada), que não se esquece do predador por vários meses, mesmo após um único encontro.

Warburton justifica seu estudo usando a carpa como exemplo. Segundo o pesquisador, carpas que foram capturadas por pescadores evitam os anzóis por pelo menos um ano. “Por isso é uma bobagem essa história de que peixes retêm informações por apenas três segundos”, afirma.

De acordo com as observações do estudioso, os peixes podem ainda aprender a melhorar a maneira de capturar alimentos, modificar o comportamento e também fraudar ou enganar. Ele exemplifica. Peixes que comem parasitas de seus “clientes” demonstram mais rendimento e dedicação ao trabalho, quando percebem que um peixe maior, ou mais carregado de parasitas, se aproxima. Isso aumenta a probabilidade do peixe “limpador” atrair mais clientela que quer se livrar dos parasitas. “Para mostrar mais eficiência, alguns acabam até mordendo o cliente menor, na tentativa de mostrar serviço ao peixe maior”, conclui Warburton.

Fonte: PetMag (acessado em 18/01/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40