Cientistas acham pegada mais antiga de animal de 4 patas

A prova mais antiga de um animal de quatro patas caminhando no solo foi descoberta na Polônia.

Rochas de uma mina desativada nas montanhas da Santa Cruz trazem “pegadas” de uma criatura desconhecida que viveu há 397 milhões de anos.

O artigo com a descoberta é o destaque de capa da revista científica Nature. Segundo os cientistas, é possível inclusive perceber os “dedos” do animal.

A equipe de cientistas afirma que a descoberta é um indício de que os primeiros vertebrados terrestres podem ter aparecido milhões de anos antes do que se acreditava.

“Esse lugar revelou o que eu considero alguns dos fósseis mais incríveis que já achei na minha carreira como paleontólogo”, disse Per Ahlberg, da Universidade de Uppsala, na Suécia, que trabalhou na pesquisa.

“As pegadas nos dão o registro mais antigo de como nossos ancestrais distantes saíram da água, se moveram pelo solo e deram seus primeiros passos”.

Os animais eram provavelmente semelhantes a crocodilos e teriam tido um estilo de vida próximo ao dos anfíbios, que só vieram a surgir milhões de anos depois.

O tamanho das pegadas indica que eles teriam mais de dois metros de tamanho. A equipe de cientistas da Polônia e da Suécia criou uma imagem hipotética do animal a partir da pegada.

Antes da descoberta na Polônia, o fóssil mais antigo com características semelhantes era de 375 milhões de anos atrás.

Fonte: O Estado de São Paulo (acessado em 07/01/10)

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter