Cientistas descobrem que agente causador da vaca louca é transmitido pelo ar

Ao contrário do que se pensava, um príon, agente patogênico do mal da vaca louca, pode ser transmitido pelo ar, segundo um estudo suíço-alemão, que recomenda precaução a laboratórios, matadouros e fábricas de ração para animais.

O professor Adriano Aguzzi e uma equipe de cientistas das universidades de Zurique (Suíça) e Tübingen (Alemanha), e do hospital universitário de Zurique publicaram o estudo na revista PLoS Pathogens.

Os resultados, que segundo Aguzzi foram “totalmente inesperados”, mostraram que 100% dos ratos que foram fechados em câmaras especiais e expostos a aerossóis com príons, durante um minuto, adoeceram

Segundo a pesquisa, quanto mais tempo durou a exposição a este patogênico, menor foi o tempo de incubação nos ratos e mais cedo se manifestaram os sintomas clínicos da doença causada pelos príons, que degenera o sistema nervoso central.

Um príon, proteína carente de genoma e ácidos nucléicos, é o agente infeccioso que causou a epidemia da vaca louca, também conhecida como encefalopatia espongiforme bovina, que provocou a morte de 280 mil vacas nas últimas décadas.

Fonte: O Estado de São Paulo (acessado em 14/01/11)

tamar
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
Cão labrador da cor marrom está deitado e com a língua de fora. Sobre uma de suas patas um gato de pelos longos e alaranjados está recostado.
twiter