Clinica procura cães doadores para banco de sangue

Pouca gente sabe, mas os cachorros também ficam doentes, sofrem acidentes e podem precisar de sangue sem hora marcada. Em Campinas, existe até banco de sangue veterinário, que atende a toda a região.

Apesar de manter 20 canis da região conveniados e donos com cachorros cadastrados para doações periódicas, as 20 a 25 bolsas de sangue e hemoderivados que o banco consegue semanalmente não são suficientes pra atender a demanda. “Precisaríamos de 50 bolsas, já que recebemos demanda dos hospitais e clínicas veterinárias de Campinas, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Laranjal Paulista e Taubaté”, diz o responsável técnico pelo Laboratório VetPat, que mantém o banco.

O drama da falta de sangue foi vivido pela recepcionista Flávia Freitas, 21, quando sua cachorrinha ficou doente. “Ela teve a doença do carrapato, ficou anêmica e precisava de algum cachorro doador. Mas eu não conhecia nenhum e ela morreu”, lembra. Hoje, Flávia tem um labrador de 4 anos que é doador desde o ano passado.

Sete dos 13 cachorros da dona de casa Aura Regina Sorrentina, 54, são doadores. “Sei que meus cachorros salvam vidas porque já vieram coletar na emergência.”

Veja como funciona

Qualquer veterinário é habilitado para realizar a coleta. Em Campinas, o laboratório VetPat centraliza as doações. Para ser doador, o animal deve pesar mais de 25 kg, estar em jejum no dia e ter até 8 anos. Se o dono quiser repetir a boa ação deve esperar três meses. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3342 9312 e (19) 3342 9315.

Fonte: RAC/PlanetVet

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40