Coceira e vermelhidão nos animais podem ser sintomas de alergia

Os humanos não são os únicos que sofrem com alergias. Se você perceber que seu animal de estimação está se coçando demais ou lambendo as patinhas em excesso, é na hora de levá-lo ao veterinário: ele provavelmente está tendo uma reação alérgica.

A alergia é reação anormal do sistema imunológico às substâncias comuns do cotidiano. Segundo o médico veterinário especialista em dermatologia Luiz Eduardo Bagini Lucarts, são várias as causas mais frequentes de alergias em animais.

“As alergias mais comuns nos animais, tanto em cães como em gatos, seriam as alergias à picada de ectoparasitas (pulgas ou carrapatos), alergias alimentares, causadas por um componente da dieta do animal, e a atopia, causada por pólens, ácaros ou fungos que se encontram no ambiente”, explica.

As reações costumam ter basicamente os mesmos sintomas. A coceira é a mais comum e pode ocorrer em diversas regiões, como próximo aos olhos, à cauda ou na região do tronco. A lambedura excessiva das patas e uma simples otite podem também ser sinais de alergia.

O médico veterinário Renato Enio Iazzetti explica que algumas alergias podem causar sintomas mais graves. “Os animais podem apresentar inchaço e vermelhidão tanto no local da picada, se for o caso, quanto em áreas como o lábio e o focinho. Em alguns casos, eles podem ter um edema de glote, ficando com dificuldade de respirar e engolir alimentos. Em quadros mais extremos, os animais podem até entrar em choque anafilático, correndo sério risco de morte.”

A melhor forma de tratamento é evitar que o animal entre em contato com a causa da alergia, já que não há cura, e sim controle. Lucarts detalha os cuidados que se deve ter no tratamento.

* Evite o contato do animal com pulgas, carrapatos ou com o alimento que causa a alergia. Quanto o problema é causado por substâncias do ambiente, como pólen ou ácaros, evitar o contato torna-se difícil. Neste caso, é necessário recorrer a medicamentos ou a vacinas para o controle da alergia.

* Não tente medicar seu animal por conta própria, sem a opinião de um profissional. Muitos animais apresentam alergias a medicamentos, como a penicilina. Segundo o médico veterinário Renato Enio Iazzetti, os gatos são muito sensíveis aos analgésicos com ácido acetilsalicílico.

Se a alergia do pet não for tratada, ele pode apresentar um grande número de lesões de pele, além de problemas para dormir e se alimentar devido à coceira constante. Ficar atento aos sintomas e tratar o animal o quanto antes ajuda a garantir mais qualidade de vida para ele.

Fonte: R7 (acessado em 07/11/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40