Código Zoosanitário da cidade de Marília segue para a sanção do prefeito

Projeto de lei representa um avanço do conceito de Saúde Única e foi construído com a participação do CRMV-SP
Texto: Comunicação CRMV-SP
Fotos: Câmara Municipal de Marília

O texto do Código Zoosanitário de Marília, que tramitava na Câmara Municipal da cidade, foi aprovado de forma definitiva pela Casa, no último dia 27 e, agora, aguarda a sanção do prefeito, Daniel Alonso.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), médico-veterinário Mário Eduardo Pulga, as diretrizes do código estão alinhadas com o moderno conceito de Saúde Única, considerado pilar para a promoção da saúde global.

De autoria do Presidente da Câmara, Marcos Rezende, o Projeto de Lei nº 84/2018 contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, da Universidade de Marília (Unimar) e do CRMV-SP, a partir do acompanhamento do conselheiro Prof. Dr. Fábio Manhoso, e da presidente da Comissão Técnica de Saúde Ambiental do Regional, Profa. Dra. Elma Polegato.

Marco na gestão pública

O texto final é focado em medidas preventivas de Saúde Pública, como controle de natalidade de animais; fiscalização de tutores com mais de dez animais (cães ou gatos); proibição de comercialização de qualquer espécie animal em feiras livres, entre outros aspectos que ajudarão a cidade a zelar pela saúde e bem-estar dos cidadãos e de seus animais.

“O Código Zoosanitário de Marília é um marco importante na gestão da saúde pública municipal e trabalha o conceito de Saúde Única ao preservar a saúde animal, a humana e a ambiental”, ressalta o presidente do CRMV-SP.

Acesse o texto do Projeto de Lei nº 84/2018:

http://sapl.marilia.sp.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=MTQ5NjU5

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de uma mulher olhando o computador

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br