Comércio global de suínos cai 10% esse ano

De acordo com os EUA e as previsões de analistas russos, o comércio global de carne suína deve diminuiu em mais de 10% em 2009 pela primeira vez em uma década.

No entanto, apesar da lenta recuperação da demanda esperada em 2010, o consumo deve aumentar na União Europeia e nas nações emergentes. Este ano, a produção de suínos cresceu na China, responsável por 50% da produção mundial, e no Brasil. Na Rússia, que visa reduzir sua dependência externa, a produção cresceu quase 7%.

No próximo ano, a produção de carne suína vai crescer em todas as grandes regiões do mundo, exceto nos EUA e Canadá. No caso da China, o aumento da produção deve ser atribupido, principalmente, pelo apoio governamental, preços baixos na alimentação animal e aumento do nível de cuidados veterinários. No Brasil e na Rússia, a previsão da taxa de crescimento é de 4%.

EUA e dificuldades de rentabilidade – Os produtores de carne suína dos Estados Unidos acham difícil recuperar a rentabilidade. Isso aumenta a pressão sobre o lançamento de programas de assistência adicional, cujo objetivo é impulsionar o mercado suíno dos EUA e lutar contra as doenças que atingem os animais.

Mundialmente, em 2010, o mercado da carne suína deve se recuperar das consequências da recessão, da gripe A (H1N1) a da taxa de desemprego relativamente alta nos países. Os importadores serão os principais limitadores do ritmo de recuperação da produção mundial e do comércio.

Fonte: Suinocultura Industrial (acessado em 03/12/09)

Relacionadas

matéria-site
CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40