Comissão de Agricultura da Câmara irá discutir formas de acelerar a implantação do Suasa

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará nesta terça, dia 16, às 15h, audiência pública para discutir formas de acelerar a implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), criado por lei em 1998 e regulamentado em 2006.

O debate foi proposto pelos deputados Celso Maldaner (PMDB-SC) e Moacir Micheletto (PMDB-PR). Segundo eles, embora tenha sido regulamentado há cinco anos, o sistema ainda não foi implantado em grande parte do País. Os deputados ressaltam que um dos objetivos do sistema é desburocratizar e facilitar a inspeção de produtos de origem animal e vegetal. Entre as principais vantagens está a inspeção integrada, ou seja, em vez de cada serviço municipal, estadual e federal atuar isoladamente, passa a fazer parte de um único sistema.

O Suasa é coordenado pela União, com participação de Estados e municípios, por meio de adesão. Produtos inspecionados por qualquer instância do Suasa podem ser comercializados em todo o País. Esse sistema permite a legalização e a implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o País. Com isso, o Suasa impulsiona a geração de postos de trabalhos e de renda.

Foram convidados para o debate, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir André Muller, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, e o secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris.

Fonte: Canal Rural (acessado em 15/08/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40