Atento à necessidade de ações pontuais em situações de desastres ambientais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) promoveu uma reunião da Comissão de Medicina Veterinária Legal, em Brumadinho, onde atuam os profissionais coordenados pelo Conselho no resgate e tratamento dos animais atingidos pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão.
A reunião foi realizada no intuito de discutir aspectos como metas e cronogramas, para estabelecer um grupo de atuação no âmbito da Medicina Veterinária Legal que possa atuar de forma sinérgica e estratégica em ocasiões de desastres e catástrofes ambientais que possam impactar a fauna.
Um dos resultados do encontro foi a determinação da criação de um plano de contingência que sirva de modelo para atuação em ocasiões de desastres em todo o País. De acordo com a médica-veterinária Laiza Bonela, presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do CRMV-MG, a Comissão atuará de forma ampla, em parceria com as comissões de bem-estar animal e de saúde pública do CRMV-MG e com a de Medicina Veterinária legal do CFMV.
“As ações também serão realizadas em consonância com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil, a exemplo do trabalho que desempenhamos em Brumadinho”, conclui Laiza.