Os médicos-veterinários que integram a Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres receberam voto de congratulações emitido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Os profissionais foram homenageados durante Sessão Plenária Ordinária, realizada hoje (23/09), pelas ações diante do incêndio que atingiu o Parque Estadual do Juquery.
O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, destacou a inestimável colaboração da Comissão na implantação de um sistema de comando de incidente para o resgate e atendimento aos animais vítimas do incêndio ocorrido em agosto.
“A doação dos profissionais para a orientação das equipes do parque e de voluntários transmite uma mensagem de confiança em relação à forma como o médico-veterinário pode atuar, de maneira integrada, em prol da Saúde e do Bem-estar Únicos. É uma Comissão nova que está fazendo um belo trabalho. É uma honra tê-los na equipe do CRMV-SP”, afirmou Mossero.
Segundo o presidente da Comissão, Leonardo Maggio de Castro, a Medicina Veterinária de Desastres ainda é “embrionária” mundialmente, por isso a importância de o maior regional do País passar a orientar e a regulamentar a atuação dos profissionais nesta área.
“Agradecemos a criação do grupo e a confiança. Esta ação teve um saldo extremamente positivo e daremos continuidade ao trabalho, mobilizando outras entidades do Estado para que possamos juntos capacitar os profissionais e responder de forma mais ordenada a situações como a do Parque do Juquery”, ressaltou.
Cidadania e mobilização
Os integrantes da Comissão receberam um certificado com o voto de congratulações e uma placa de homenagem. Durante o evento, conselheiros e membros da diretoria também destacaram a relevância do trabalho desenvolvido. “Muito orgulho dos colegas pelo envolvimento, pela preocupação e cuidado, assim como pelo comprometimento”, afirmou a tesoureira do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.
O vice-presidente da autarquia, Fábio Manhoso, parabenizou os profissionais e enfatizou que as ações, com o cuidado para com os animais, o meio ambiente e os voluntários, refletem o papel dos médicos-veterinários na Saúde Única. “Antes de tudo este foi um trabalho que promoveu a cidadania por meio da Medicina Veterinária.”
Para o secretário-geral do Regional, Fernando Gomes Buchala, as atividades realizadas pela Comissão, representando o Conselho, e a mobilização de outras instituições públicas podem ser o início da proposição no País de uma Defesa Civil Veterinária, serviço oficial já existe em outros países.
Comissão
A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres foi criada por meio da Resolução CRMV-SP nº 2969/2021, de abril deste ano. O grupo foi instituído com o objetivo de ampliar os diálogos e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência.
Fazem parte da Comissão os médicos-veterinários Leonardo Maggio de Castro, Claudia Carvalho do Nascimento, Claudio Zago Junior, Esther Mercedes Espejo de Faria Alvim, José Sergio de Arruda Gonçalves e Renan Borges Inácio.
Assista ao vídeo da entrega das homenagens