Comissão de Resgate Técnico é homenageada pela ação no Parque Estadual do Juquery

Integrantes receberam voto de congratulações durante Sessão Plenária do CRMV-SP
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

Os médicos-veterinários que integram a Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres receberam voto de congratulações emitido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). Os profissionais foram homenageados durante Sessão Plenária Ordinária, realizada hoje (23/09), pelas ações diante do incêndio que atingiu o Parque Estadual do Juquery.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, destacou a inestimável colaboração da Comissão na implantação de um sistema de comando de incidente para o resgate e atendimento aos animais vítimas do incêndio ocorrido em agosto.

“A doação dos profissionais para a orientação das equipes do parque e de voluntários transmite uma mensagem de confiança em relação à forma como o médico-veterinário pode atuar, de maneira integrada, em prol da Saúde e do Bem-estar Únicos. É uma Comissão nova que está fazendo um belo trabalho. É uma honra tê-los na equipe do CRMV-SP”, afirmou Mossero.

Segundo o presidente da Comissão, Leonardo Maggio de Castro, a Medicina Veterinária de Desastres ainda é “embrionária” mundialmente, por isso a importância de o maior regional do País passar a orientar e a regulamentar a atuação dos profissionais nesta área.

“Agradecemos a criação do grupo e a confiança. Esta ação teve um saldo extremamente positivo e daremos continuidade ao trabalho, mobilizando outras entidades do Estado para que possamos juntos capacitar os profissionais e responder de forma mais ordenada a situações como a do Parque do Juquery”, ressaltou.

Cidadania e mobilização

Os integrantes da Comissão receberam um certificado com o voto de congratulações e uma placa de homenagem. Durante o evento, conselheiros e membros da diretoria também destacaram a relevância do trabalho desenvolvido. “Muito orgulho dos colegas pelo envolvimento, pela preocupação e cuidado, assim como pelo comprometimento”, afirmou a tesoureira do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch.

O vice-presidente da autarquia, Fábio Manhoso, parabenizou os profissionais e enfatizou que as ações, com o cuidado para com os animais, o meio ambiente e os voluntários, refletem o papel dos médicos-veterinários na Saúde Única. “Antes de tudo este foi um trabalho que promoveu a cidadania por meio da Medicina Veterinária.”

Para o secretário-geral do Regional, Fernando Gomes Buchala, as atividades realizadas pela Comissão, representando o Conselho, e a mobilização de outras instituições públicas podem ser o início da proposição no País de uma Defesa Civil Veterinária, serviço oficial já existe em outros países.

Comissão

A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres foi criada por meio da Resolução CRMV-SP nº 2969/2021, de abril deste ano. O grupo foi instituído com o objetivo de ampliar os diálogos e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência.

Fazem parte da Comissão os médicos-veterinários Leonardo Maggio de Castro, Claudia Carvalho do Nascimento, Claudio Zago Junior, Esther Mercedes Espejo de Faria Alvim, José Sergio de Arruda Gonçalves e Renan Borges Inácio.

Assista ao vídeo da entrega das homenagens

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.