Atenta à atualização e à qualidade do ensino superior e disposta a atuar em parceria com os cursos de medicina veterinária que apresentarem interesse, a Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária (CNEMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) vai assessorar os coordenadores interessados em buscar melhorias para os cursos. Acompanhados pela comissão, eles vão analisar e discutir em conjunto o programa pedagógico praticado pela instituição. O convite às instituições de ensino foi feito em novembro. Cinco cursos, entre públicos e privados, já demonstraram interesse.
O presidente da CNEMV, Rafael Mondadori, explica que voluntariamente as escolas poderão solicitar a participação ao CFMV. Previamente, as instituições de ensino superior preencherão um cadastro e enviarão o programa pedagógico para apresentação. Em seguida, dois integrantes da Comissão visitarão a instituição para que seja feito um diagnóstico em conjunto com a equipe local definida pela escola e, a partir daí, desenhar um plano de ação. “Serão avaliações pontuais, pois cada curso tem as suas particularidades”, diz Mondadori.
Segundo os membros da comissão, não haverá custo para a instituição e o sigilo das informações é garantido. “Não haverá qualquer tipo de divulgação dos dados. Nosso objetivo é contribuir para a melhoria do ensino de cada unidade”, afirma o membro da comissão, Felipe Wouk.
Os membros da CNEMV esclarecem que o processo não é uma avaliação, mas uma consultoria cujos resultados poderão ser acatados ou não pela instituição.
Fonte: CFMV (acessado em 06/12/10)