Ciência de Animais de Laboratório

Inicialmente denominada de Comissão de Animais de Laboratório (2012), e, posteriormente, de Comissão de Animais de Experimentação em Ensino e Pesquisa (2016), a atual Comissão Técnica de Ciências de Animais de Laboratório (2019) visa discutir e assessorar o CRMV-SP em assuntos relacionados ao uso de animais para experimentação em ensino e pesquisa. No Brasil, a Lei 11.794/08, conhecida como Lei Arouca, regulamenta o uso de animais vertebrados para fins científicos e didáticos e determina a criação do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea), que veio promover melhorias importantes e significativas na forma como os animais são criados, mantidos e utilizados com fins científicos e de pesquisa, por meio da adoção de critérios e estabelecimentos de normas. De acordo com a Resolução Normativa Nº 6/2012 do Concea, somente o médico-veterinário pode ser responsável técnico (RT) de biotérios, locais onde são criados e mantidos os animais utilizados em experimentações. É um mercado relativamente novo e em franca expansão. Há no Brasil 527 instituições cadastradas e aptas para experimentação animal.

Comissão Técnica

Luciana Cintra

Presidente

Graduada em Medicina Veterinária (FMU). Possui especialização em Patologia Clínica Veterinária (USP). Mestre em Patologia Experimental e Comparada (USP). Coordena o Centro de Estudos Pré-Clínicos e Centro de Treinamento em Cirurgia do H. Albert Einstein. Doutoranda em Patologia Experimental e Comparada (USP). Integra o Centro de Medicina Comparada do H. Geral de Massachusetts.

Na foto há uma mulher branca em pé, de cabelo cumprido, vestindo uma camisa branca. Está é a Luciana Cintra.
Imagem meramente ilustrativa de um personagem feminino

Graduada em Medicina Veterinária (USP). Doutora em Patologia Experimental e Comparada. É professora. Possui experiência em Ciência de Animais de Laboratório, atuando principalmente nos seguintes temas: genética de camundongos e caracterização de mutações, manejo e criação de roedores de laboratório, procedimentos experimentais em animais de laboratório.

Claudia Madalena Cabrera Mori

Cleide Lúcia Araújo Silva

Membro Efetivo

Graduada em Medicina Veterinária (UFU). Possui especialização em Ciência de Animais de Laboratório (USP) e especialização categoria C (FELASA). Mestre em Morfologia e Medicina Experimental (USP). Gerencia biotério e é responsável técnica do Laboratório de Estudos Experimentais em Animais da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto.

Na foto há uma mulher branca, de cabelo na altura do ombro com mechas claras, sorrindo. Veste uma camisa branca de mangas curtas. Esta é a Cleide Lúcia.
Na foto há uma mulher branca, com cabelo loiro, usando óculos e uma camiseta preta. Está é Giuliana Petri.

Graduada em Medicina Veterinária (FMVZ-USP), mestre em Patologia Experimental e Comparada (FMVZ-USP), e doutora em Clínica Médica (FMVZ-USP). É coordenadora do Biotério do Centro Universitário FMABC e da Ceua-FMABC. Tem experiência em clínica médica, felinos, farmacologia e toxicologia veterinária, e bem-estar animal. Professora concursada da disciplina de Ética Veterinária na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), é autora de um capítulo no livro: “Métodos Alternativos ao Uso de Animais no Ensino: Uma Realidade no Ensino Superior Brasileiro”.

Giuliana Petri

Camilla Mota Mendes

Imagem meramente ilustrativa de um personagem feminino
Marcos Antonio, com barba e cabelo curto, aparece sorrindo em imagem com degradê cinza e preto

Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Dracena. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)- Campus de Araçatuba. Atualmente é zootecnista no Centro de Desenvolvimento de Modelos Experimentais para Biologia e Medicina (Cedeme) da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp- Campus São Paulo.

Marcos Antonio Maioli

Brenda Batista Lemos Medeiros

Membro Efetivo

Graduada e mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu. Possui doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é zootecnista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus São Paulo. Possui experiência em ciência de animais de laboratório, comportamento animal, bem-estar animal, ambiência.

Imagem ilustrativa traz uma mulher sorrindo, de cabelos longos e casaco preto. Essa é a Dra. Brenda Medeiros.

Luciana Cintra

Presidente