Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres

A Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres (CRTAMVD) foi criada por meio da Resolução CRMV-SP nº 2969/2021. Foi instituída com o objetivo de ampliar os diálogos e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência, tais como incêndios florestais, deslizamentos de terra, rompimento de barragens, entre outros desastres e catástrofes ambientais.

O resgate técnico de animais e a Medicina Veterinária de Desastres são áreas cujas ações impactam diretamente na saúde pública, com medidas de controle e prevenção de surtos de doenças, entre outras. Por isso, o Regional acredita que a ampliação das discussões sobre o tema é fator fundamental para que a profissão alcance novos patamares.

Comissão Técnica

Leonardo Maggio de Castro

Presidente

Graduado em Medicina Veterinária (Unirp). Fez residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (UnB). Mestre em Clínica Cirúrgica Veterinária (FMVZ/USP). É docente da graduação e responsável pelo Hospital Veterinário Universitário de Grandes Animais da Uniso. Coordenador fundador do Grupo de Estudos em Resgate Técnico Animal (Gerta) da Uniso.

Graduada em Medicina Veterinária (Unesp). Mestre em Reprodução Animal (USP). Consultora em respostas de emergência relacionadas à fauna, acidentes com compostos químicos e intercorrências nas atividades industriais. Membro da Comissão Nacional de Risco de Fauna para a Aviação. Coordenou e foi RT do Cetas/Lello-Unimonte. Atuou no Centro de Pesquisas, Triagem, Reabilitação de Animais Selvagens da FMVZ-USP.

Claudia Carvalho do Nascimento

Claudio Zago Junior

Membro Efetivo

Graduado em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Educação Física (Fesb). Especializações em Neurologia (Ibra); Atendimento Pré-Hospitalar e de Bombeiros (ESB); Fisiologia (Unicamp); Sistema Cardiorrespiratório e de Controle Motor do Movimento (Unip); Ortopedia e Neurocirurgia (Unip). Mestre em Urgência e Emergência (USF). Criou o serviço móvel de Urgência e Emergência Veterinária de Bragança. É professor e tenente do Corpo de Bombeiros de SP.

Graduada em Medicina Veterinária e Relações Internacionais (FMU). Possui especialização em Medicina Veterinária Legal (Qualittas). Coordenadora Estadual e Membro da Comissão de Cooperação Internacional da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal. Membro do Grupo de Trabalho Internacional de Ciências Forenses Animais da WAWFE. Professora, perita judicial e assistente técnico em tribunais de SP.

Esther Mercedes Espejo de Faria Alvim

José Sergio de Arruda Gonçalves

Membro Efetivo

Graduado em Medicina Veterinária (Uel). Possui especialização em Cinotecnia (PM-SP) e em Radiodiagnóstico (Ivi). Mestre em Ciências Veterinárias (USP). É oficial médico-veterinário da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atua no 5⁰ Batalhão de Polícia de Choque (Canil). Possui experiência na área de Vigilância Sanitária.

Médica-veterinária e gestora pública com 12 anos de experiência entre governo federal, estadual e governos municipais. Especialização em Clínica de Pequenos Animais e mestrado em Comunicação para a Saúde Pública.

Bianca Colepicolo

Leonardo Maggio de Castro