O evento aconteceu em Cuiabá (MT), entre os dias 13 e 18 de maio, e é o maior na área da Zootecnia brasileira. Este ano, o tema abordado foi A Importância da Zootecnia para a Segurança Alimentar.
A proposta era apresentar ao País a relevância desta área para o combate à fome, a redução da miséria, o desenvolvimento local por meio da agricultura familiar ou empresarial – de médio e grande portes – e a geração de divisas, a partir da produção de alimentos de origem animal.
O evento contou com a participação massiva da classe de zootecnistas – representantes ou integrantes de associações, sindicatos e autarquias – que discutiram a agenda acadêmica, técnica e política da Zootecnia. Com isso, foi possível ampliar o diálogo nacional e internacional, assim como as ações e os entendimentos necessários para o crescimento deste segmento nos âmbitos brasileiro e mundial.
Na programação constou o III Seminário Nacional de Ensino de Zootecnia, organizado pela CNEZ do CFMV, que apresentou a sinopse do ensino dos cursos de Graduação em Zootecnia no Brasil, discutiu estratégias para a melhoria da formação acadêmica e os desafios do mercado de trabalho.
Ainda, no 27° Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas foram debatidos os seguintes temas: Projetos de Leis que tramitam no Congresso Nacional; equivalências do título de zootecnista brasileiro; Responsabilidade Técnica regulada pelo CFMV/ Instruções Normativas do MAPA – documentos que excluem estes profissionais; políticas e estratégias de formação de sindicatos regionais e da Federação Nacional de Zootecnistas; e a parceria entre associações estaduais ou regionais de zootecnistas e a ABZ.