Com a chegada de mais um fim de ano, as Comissões Técnicas em Medicina Veterinária e Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) se reuniram, no dia 17/12, para a reunião conjunta, cuja pauta foi o balanço das atividades realizadas durante o ano e as perspectivas para 2014.
Estiveram presentes os presidentes e membros das Comissões Técnicas de Aquicultura, Bem-estar Animal, Clínicos de Pequenos Animais, Ensino e Pesquisa, Zootecnistas, Ensino e Pesquisa da Zootecnia, Políticas Públicas, Animais Selvagens, Responsabilidade Técnica, Saúde Animal, Saúde Pública Veterinária, Saúde Ambiental e Animais de Laboratório.
O presidente do CRMV-SP, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida, aproveitou a ocasião para agradecer aos membros das comissões pelo trabalho realizado e relembrou importantes momentos e conquistas do Conselho durante o ano, como o convite para participação nas feiras Pet Show, em março, e Pet South America, em outubro. “A cada reunião de comissão, eu aprendo mais um pouco. São muitos assuntos em que o médico veterinário e o zootecnista militam”, afirmou o presidente.
Dentre as atividades desempenhadas pelas Comissões Técnicas, destacaram-se: análises de legislações específicas da Medicina Veterinária e da Zootecnia, promoção de cursos e palestras com temas diversos para profissionais e estudantes, encontros e debates com representantes políticos e da sociedade organizada e revisão do Manual de Responsabilidade Técnica.
Com a reunião conjunta, foi possível constatar os avanços da Medicina Veterinária e da Zootecnia paulista em todos os segmentos e o quanto os trabalhos desenvolvidos pelas comissões são integrados.
“É importante que o nosso trabalho seja feito em conjunto com as demais comissões. Enxergamos que, em todas as áreas, o bem-estar animal deve estar presente”, afirmou a presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal, Dra. Karime Cury Scarpelli, ao apresentar as atividades do período.
Durante o encontro, a presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa, a professora doutora Mitika Kuribayashi Hagiwara, ressaltou o importante trabalho que a comissão vem desenvolvendo junto ao Fórum de Conselhos na Área da Saúde para a Qualidade do Egresso.
Ao longo desse ano, a comissão também analisou os processos éticos profissionais para mapear os motivos mais recorrentes e, estabelecendo um paralelo entre o ensino e a quantidade de processos, a Dra. Mitika fez um questionamento aos participantes: “há alguma relação entre a qualidade do ensino e os processos éticos?”.
Ainda durante o encontro, Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida deu posse à nova membro da comissão de Políticas Públicas, a professora doutora Paula Papa, da Universidade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
Para o encerramento, o vice-presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga, ressaltou que a Medicina Veterinária e a Zootecnia estão em uma fase especial com tamanha evidência em diversas áreas. “Por isso, está mais do que na hora de os profissionais reconhecerem o valor e a importância que têm para a sociedade”, analisou.