Concurso Público Nacional Unificado não contempla questões essenciais para a Medicina Veterinária

Sistema CFMV/CRMVs expressa insatisfação com o conteúdo da prova para as vagas destinadas à médicos-veterinários
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), como parte do Sistema CFMV/CRMVs, vem a público se posicionar sobre as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), aplicadas no último dia 18 de agosto em todas as regiões do País e cujos gabaritos oficiais foram divulgados hoje. Vigilante e atuante na defesa dos direitos e interesses das profissões que representa, o Sistema CFMV/CRMVs não admite que a importância de médicos-veterinários e zootecnistas seja negligenciada e tomará novas medidas para exigir que as seleções sejam conduzidas com seriedade e respeito.

Especificamente com relação às 55 vagas oferecidas para o cargo de auditor-fiscal federal agropecuário (AFFA) para médicos-veterinários, e às seis vagas para AFFA para zootecnistas, as provas do bloco 3 não abordaram questões ligadas à Medicina Veterinária e à Zootecnia que são fundamentais para a garantia da segurança alimentar, saúde pública, bem-estar animal e fiscalização agropecuária. Isso representa, para o Sistema CFMV/ CRMVs, grave falha no processo seletivo.

À época da publicação do edital, o Sistema CFMV/CRMVs executou ações junto ao Ministério Público Federal para cobrar medidas dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e da Agricultura e Pecuária, a serem tomadas para corrigir a falha da organização do certame e melhorar a seleção aos cargos de tão grande relevância nacional e que podem impactar a sanidade e a economia do País.

“Sabemos que o CFMV não foi omisso em nenhum tempo, solicitou a ampliação da oferta de cargos inerentes ao médico-veterinário na inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, assim como a melhoria do conteúdo programático específico. Mas toda a classe, incluindo o Regional de São Paulo, fica apreensiva com a abordagem e o resultado da seleção para futuros profissionais, devido à formulação de um conteúdo pouco representativo da nossa atuação na prova específica”, declara a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.

A presidente do CRMV-SP destaca, ainda, que a prova específica não abordou nenhuma questão referente a Medicina Veterinária e fiscalização. Das 50 questões, houve apenas uma questão sobre autorregulação em portos com formulação de pouco destaque às questões sanitárias.

Histórico de solicitações sobre o CNPU

É importante destacar que, entre as ações realizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representando todo o Sistema, estão o protocolo de ofícios, em 11 de janeiro de 2024, dia imediatamente posterior à divulgação do edital do CPNU, aos ministros Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Carlos Henrique Baqueta Fávaro, da Agricultura e Pecuária, para cobrar esclarecimentos sobre o baixo número de vagas oferecidas à Medicina Veterinária e à Zootecnia, assim como a respeito da ausência de conteúdo programático específico sobre a Medicina Veterinária e a Zootecnia, na prova de conhecimentos específicos.

Também foi encaminhado ofício , no dia 12 de janeiro, ao Ministério Público Federal para a revisão do conteúdo programático do edital do CPNU e da quantidade de vagas. Após ter sido acionado o MPF solicitou esclarecimentos aos ministérios. A informação foi confirmada pelo procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho durante reunião com a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida.

No dia 26 de janeiro, os ministros foram oficiados novamente, com solicitação de retificação do edital para o aumento do peso do Eixo Temático 5, para os cargos de auditor fiscal federal agropecuário (AFFA). E em 31 de janeiro, em ofício enviado ao Mapa, foi solicitada a indicação de quantas seriam as vagas de AFFA destinadas, necessariamente, para médicos-veterinários e zootecnistas, bem como o acesso ao Plano de Ações e demais medidas para minimizar os impactos decorrentes da insuficiência de profissionais exercendo a função.

Vagas oferecidas pelo CNPU

O CNPU está oferecendo 55 vagas no bloco 3, para o cargo de AFFA, com exigência de diploma somente em Medicina Veterinária, para atuar no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No mesmo bloco, há seis vagas para AFFA, com a exigência de formação em Zootecnia, para o mesmo Ministério.

No bloco 5, há 66 vagas para o cargo de tecnologista, na especialidade Vigilância em Saúde e ambiente, para atuar no Ministério da Saúde, com exigência de diploma de Medicina Veterinária entre diversos outros possíveis. Há, ainda, 71 vagas para o cargo de tecnologista, na especialidade Gestão, monitoramento e avaliação de políticas em saúde, para atuar no Ministério da Saúde, com exigência de diploma de Medicina Veterinária entre outras graduações.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40