Foi realizada em São Paulo, entre os dias 16 e 18 de julho, a 1ª Conferência Internacional de Cardio-Pneumologia, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV).
O evento contou com a presença da palestrante internacional Heidi Kellihan, da universidade americana Wisconsin-Madison, e de outros quatro renomados palestrantes nacionais, Moacir Leomil Neto, Guilherme Goldfeder, Alexandre Merlo e Fernanda Lie Yamaki.
Participaram da conferência 70 médicos veterinários de nove Estados, que discutiram temas atuais nas disciplinas da cardiologia e pneumologia. O ponto alto foi a discussão sobre hipertensão arterial pulmonar (HAP), moléstia que vem ganhando espaço na prática clínica dos profissionais que atuam na área da cardiologia veterinária.
A mesa redonda com o tema “Quando e como eu trato a Hipertensão Arterial Pulmonar secundária a cardiopatia” teve como moderadora a Professora Denise Schwartz e seis cardiólogos: Dr. Edgar Pina do Rio de Janeiro; Dra. Ruthnéia Muzzi de Minas Gerais, Dra. Heidi Kellihan, dos Estados Unidos, e os representantes de São Paulo Dr. Guilherme Goldfeder, Dr. Guilherme Pereira e Dra. Lilian Petrus.
Além de debater o assunto, os profissionais compartilharam com a platéia experiências de várias regiões do País e do exterior no diagnóstico e tratamento da doença. A dúvida mais frequente encontrada entre os ouvintes foi o momento de tratar a HAP. Segundo a opinião geral da mesa, deve-se associar a condição clínica do paciente (síncope ou insuficiência cardíaca congestiva direita) aos valores da pressão arterial pulmonar obtidos pelo ecodopplercardiograma antes de dar início à terapia com vasodilatadores pulmonares.
Na ocasião, foi eleita a nova diretoria da SBCV para o triênio 2010-2013. A Sociedade apresentará em breve em seu website (www.sbcv.org.br