Conferência Nacional discutirá programas e ações da Política Nacional de Vigilância em Saúde

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) já tem data e local definidos para acontecer: de 21 a 24 de novembro de 2017, em Brasília. O evento foi idealizado para apresentar a Política Nacional de Vigilância em Saúde, fortalecer programas e ações nesta área ede expor os assuntos discutidos durante as Conferências Estaduais, Regionais e Municipais que ocorrerão ao longo do ano em diversas regiões e municípios do País.

Os encontros reunirão os segmentos da sociedade civil e organizada, compostos por representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), prestadores de serviços, empresas, órgãos públicos e profissionais da saúde, dentre eles, os médicos- veterinários.

“A CNVS é a primeira Conferência temática sobre Vigilância em Saúde, área de atuação de um grande número de profissionais da Medicina Veterinária, que alicerçados na prática da saúde única terão muito a colaborar na formulação de políticas públicas, interconectadas entre saúde humana, ambiental e dos demais seres vivos”, explica a Dra. Suely Stringari de Souza, representante do CRMV-SP no Conselho Estadual de Saúde e componente da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.

Com o tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, o evento abordará diversos assuntos relacionados, como fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde; acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica e sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública; monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive das doenças negligenciadas.

Para participar das etapas municipais e macrorregionais, o interessado deverá entrar em contato com o Conselho Municipal da Saúde de sua cidade e comprovar que representa alguma entidade de classe de sua categoria profissional ou atividade. A distribuição das vagas é paritária, ou seja, contemplará 50% de usuários do SUS da rede pública de saúde, e outros 50% entre profissionais, prestadores de serviços e gestores. Terão direito à voz e voto nas Conferências Estadual e Nacional os delegados eleitos nas etapas Municipais e Macrorregionais.

Asconferências são organizadas pelos Conselhos de Saúde dos três entes federados que se encarregam de estruturar o evento nas suas respectivas etapas, por meio de comissões eleitas para essa finalidade, explica Suely.
Para mais informações, acesse os site dos Conselhos de Saúde, Nacional, Estadual e Municipal.

Relacionadas

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40