Exame de genotipagem realizado pelo Laboratório Raça, de Goiânia (GO), confirmou que a bezerra Acácia da Cerrados, nascida em agosto no Centro de Tecnologias em Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), é clone da vaca Gir Leiteiro Calidora, animal pertencente ao rebanho do CTZL. O exame foi feito com amostras dos pelos dos animais e apontou os mesmos pares de alelos nos DNAs.
Acácia da Cerrados TN (de transferência nuclear), como agora passa a se chamar, é o primeiro animal Gir Leiteiro do programa de seleção da raça no CTZL. O animal foi gerado a partir de fibroblastos epiteliais de Calidora, a vaca doadora. A técnica de clonagem a partir de fibroblastos da pele é a mais comumente usada em bovinos.
O pesquisador Carlos Frederico Martins, supervisor do CTZL, explica que a clonagem permite a seleção de animais com características de interesse econômico. “Como estamos buscando formar um plantel de animais superiores nas raças Gir Leiteiro e Sindi para a produção de leite, a técnica reprodutiva possibilita a continuidade, por meio dos clones, de vacas de comprovado potencial genético”, afirma.
Texto: Embrapa Cerrados.