Conheça a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do CRMV-SP

A médica-veterinária Daniela Pontes Chiebao obteve 62% dos votos válidos e vai liderar a nova diretoria da autarquia na gestão 2024-2027
Texto e fotos: Comunicação/CRMV-SP
Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, parabeniza a presidente eleita para a gestão 2024-2027 do Regional. Eles olham para a câmera e fazem um cumprimento de mão, sorrindo, em frente a logomarca do Conselho.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) elegeu, ontem (10/04), a primeira presidente de sua história: a médica-veterinária e pesquisadora científica do Instituto Biológico de São Paulo (IB), Daniela Pontes Chiebao. A Chapa 3 – “Evolução” somou 16.907 votos, 62% do total de votos válidos.

Graduada em Medicina Veterinária, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Epidemiologia e Medicina Veterinária Preventiva pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), a nova presidente do CRMV-SP é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio do IB, instituição ligada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta/SAA), atuando nas áreas de Saúde Única, Epidemiologia, Diagnóstico de Enfermidades e Agronegócio.

À frente da nova diretoria, que tomará posse em agosto, em data ainda a ser divulgada, Daniela ressalta que sua gestão será voltada, principalmente, à valorização dos médicos-veterinários e zootecnistas, ampliando o apoio à saúde mental e criando uma plataforma de extensão em fluxo contínuo com cursos, workshops e treinamentos disponíveis em interface virtual para estimular o crescimento profissional, entre outras ações.

A chapa vencedora pretende, ainda, uma maior articulação junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e legisladores, para temas relacionados, por exemplo, à revisão do valor da anuidade e a implementação do Exame de Certificação Nacional para egressos.

Outras propostas que serão colocadas em prática na nova gestão envolvem iniciativas para reduzir o número de processos judiciais e éticos na Medicina Veterinária e na Zootecnia, além de parcerias com instituições de ensino para incentivar a mediação de conflitos. Promover a disseminação de informações sobre zoonoses e a importância dos profissionais na Saúde Única também é uma das metas.

“Nossa prioridade como uma chapa colegiada, em que todos trabalham conjuntamente, é de conhecer de verdade o Conselho por dentro, conhecer todas as pessoas, os projetos que estão em andamento, os projetos futuros, saber da situação financeira, de relacionamento interno, de recursos humanos e ver qual a viabilidade real das nossas propostas pra colocar em ação. Portanto, nossa primeira ação será de organização e reconhecimento”, enfatizou Daniela.

Presidente eleita, Daniela Chiebao, sorri para a câmera. Ela é uma mulher jovem, de olhos claros, cabelos longos e da cor castanho claro. Está vestindo uma blusa de mangas curtas e de cor verde claro.
Presidente eleita para a gestão 2024-2027, Daniela Pontes Chiebao
Composição da diretoria

Além da primeira mulher para a presidência do CRMV-SP, a nova gestão contará com 10 mulheres entre conselheiras e integrantes da Diretoria Executiva, o maior número da história do Regional.

A nova diretoria do CRMV-SP terá como vice-presidente Carolina Saraiva Filippos de Toledo, médica-veterinária graduada pela FMVZ/USP, com pós-graduação Lato sensu em Cirurgia Ortopédica de Pequenos Animais (Anclivepa-SP). Ex-membro da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP (2018-2020), Carolina atua na área de clínica médica e cirúrgica de cães e gatos.

Carolina se disse orgulhosa de estar à frente de uma gestão, formada em sua maioria por mulheres, representando, de fato, as médicas-veterinárias, maioria na Medicina Veterinária. “Desde quando me formei, em 2003, já éramos maioria na sala de aula da graduação, por isso, não há porque não estarmos representadas no Conselho. Acredito que fica como legado o exemplo para outras mulheres, de encorajá-las a exercerem cargos de liderança”, ressaltou a vice-presidente.

A secretaria-geral será ocupada pela médica-veterinária Ana Helena Pagotto Stuginsk, graduada pela FMVZ/USP, com mestrado e doutorado em Ciências, área de Oncologia (A. C. Camargo Cancer Research) e pós-graduação Lato sensu em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais da Fundação Antônio Prudente. Com experiência nas áreas de bioterismo e desenvolvimento de testes moleculares para diagnóstico de doenças neoplásicas e parasitárias, Ana Helena atua na área de clínica médica de cães e gatos.

No cargo de tesoureiro, o médico-veterinário Rodrigo Soares Mainardi, graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Botucatu. Com experiência em clínica médica e cirúrgica de cães e gatos e na área comercial, foi presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (2015-2018) e tesoureiro do CRMV-SP (gestão 2018-2021). Atualmente é conselheiro suplente licenciado do Regional.

Completando a nova gestão como conselheiros efetivos: os médicos-veterinários Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro, Daniela Scantamburlo Denadai, Haroldo Alberti, Martin Jacques Cavaliero e Tatiana Lembo; e a zootecnista Kátia de Oliveira. E como suplentes: os médicos-veterinários Alessandra Gonzales, Mirian Rodrigues, Nicole Casara e Guilherme Cosentino Sposito.

24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA
Homens e mulheres, lado a lado, em duas fileiras, posando para comemorar o processo eleitoral do CRMV-SP