Conselheiro do CRMV-SP assume diretoria-geral do Instituto de Zootecnia

Zootecnista deixou o Instituto da Pesca, onde era diretor desde 2015, para assumir novo posto
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Comunicação CRMV-SP

Zootecnista e conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Dr. Luiz Marques da Silva Ayroza assumiu o cargo de diretor-geral do Instituto de Zootecnia (IZ), que pertence à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Até janeiro, Ayroza dirigia o Instituto de Pesca (IP), também vinculado à Apta, onde atuava desde 2015. No CRMV-SP, o zootecnista ingressou como conselheiro em 2018, com a posse da diretoria eleita (Chapa Valorização) para o triênio 2018/2021. Atualmente também é presidente da Comissão Técnica de Agronegócios do Gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com doutorado em Aquicultura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Jaboticabal, Ayroza tem experiência em sistemas de produção de peixes de água doce, com trabalhos, principalmente, abordando Piscicultura, sistema de criação de tilápias em tanques-rede e viveiros escavados.

“O trabalho será intenso e de grande responsabilidade”, comenta Ayroza. Ele frisa que, com o apoio de colegas, será consolidada uma atuação em equipe, com foco no alcance dos objetivos propostos. “Temos a missão de integrar todas as unidades da SAA, maximizando as estruturas laboratoriais e unidades experimentais. Com isso, iremos identificar os principais gargalos e priorizar os projetos estratégicos”, completa o zootecnista.

Pesca

O Instituto da Pesca (IP-Apta) também teve um zootecnista empossado como diretor-geral. Vander Bruno dos Santos, que possui especialização em gestão ambiental pela Unesp-Presidente Prudente, mestrado e doutorado em produção animal pela Ufla e pós-doutorado em biologia celular e estrutural pela Unesp-Botucatu. Foi assistente de Ação Regional do Instituto de Pesca de 2015 até janeiro deste ano.

Além do IZ e do IP, outros três institutos mantidos pela Apta tiveram novos diretores empossados: Marcos Antonio Machado, no Instituto Agronômico (IAC); Ana Eugênia de Carvalho Campos, no Instituto Biológico (IB); e Eloísa Garcia, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). A Apta também está sob nova coordenação, com a nomeação de Antonio Batista Filho.

06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens
Equipe formada por profissionais de diversos setores, entre mulheres e homens posam em três fileiras em frente a um carro do Corpo de Bombeiros
03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA