Conselheiro do CRMV-SP dá entrevista sobre a prevenção do Mal da Vaca Louca

O conselheiro efetivo do CRMV-SP e presidente da Comissão de Saúde Animal, Cláudio Regis Depes, deu entrevista ao portal Voz da Terra sobre a proibição do uso de proteínas e gorduras de mamíferos na alimentação de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos, ressaltando a importância da participação de todos os pecuaristas para a preservação da situação sanitária do País, que é reconhecido mundialmente como livre da Doença da Vaca Louca.

“Cada um deve ter consciência de seu papel na produção de uma carne bovina saudável”, afirma o médico veterinário que também é gerente do Programa Estadual de Prevenção das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (PEPEETs), com ênfase para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), (BSE) ou “Mal da Vaca Louca”, do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Assis.

O status de País livre da “Doença da Vaca Louca” dá à carne brasileira a garantia de qualidade esperada pelo consumidor, ajudando o Brasil a tornar-se o maior exportador de carne bovina do mundo. Para garantir esta condição, ressalta Depes, são necessários a manutenção e o fortalecimento das ações de prevenção e vigilância.

O Brasil é um grande produtor e exportador dos produtos da bovinocultura de corte. Por ano, o volume de carnes bovinas exportado chega a 1,24 milhões de toneladas o equivalente a US$ 4,795 bilhões, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), de 2011. “Mediante a um grande mercado interno consumidor, cada vez mais exigente, apresenta-se a necessidade de elevar a qualidade dos produtos ofertados, inclusive no que tange o aspecto sanitário”, conclui o gerente estadual do PEPEETs.

Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40