Conselheiro do CRMV-SP fala sobre suas paixões: anestesiologia e a docência

Médico-veterinário, professor, pesquisador, autor de livros e revisor de revistas científicas. Dentre as várias atribuições profissionais de Flavio Massone, lecionar sempre foi uma de suas grandes paixões. “Ingressei na carreira docente em 1969, na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), atual Unesp-Botucatu, onde, após 34 anos de atividades, fui contemplado com o título de professor emérito”, conta orgulhoso.

Massone é um dos profissionais mais respeitados na área de anestesiologia veterinária no Brasil. Atualmente é presidente de honra do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária e sócio fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Publicou livros, escreveu mais de 56 artigos em periódicos especializados, orientou inúmeras teses de mestrado e doutorado e ainda levou para casa um importante prêmio da Sociedade Paulista de Anestesiologia referente às suas diversas contribuições para área. “Sou grato a minha profissão e a tudo o que ela me proporcionou”, disse.

Para que o sonho de ser médico-veterinário se tornasse realidade, Massone enfrentou alguns desafios durante a juventude, como trabalhar como mecânico para garantir o custeio de um cursinho pré-vestibular. “Ao ingressar na faculdade, novos entraves, como estudos bastante intensos e as difíceis condições políticas pelas quais o País passava em 1964-65. Também acompanhamos a primeira invasão militar na Cidade Universitária, local onde morei por algum tempo”, relembra.

Mas, a vontade de estudar e se tornar referência foi maior. Hoje, Massone integra a equipe de conselheiros efetivos do CRMV-SP, cujo mandato segue até 2018. “A Medicina Veterinária fez muito por mim e quero retribuir por meio do meu trabalho no Conselho. Essa é a minha filosofia de vida. A responsabilidade é grande, mas motivadora, pois as divido com grandes colegas, éticos e extremamente responsáveis”, explica.

Quanto ao futuro da Medicina Veterinária, Massone demonstra preocupação com o excesso de unidades universitárias, além do despreparo de docentes e a oferta de disciplinas oferecidas em tempos parciais. Segundo ele, o aumento do número de processos éticos registrados no Conselho se deve, em sua maioria, por esses motivos. Apesar dessa realidade, se mostra otimista. “O mercado está dinâmico. Por conta da saturação de médicos-veterinários em clínicas e hospitais veterinários, os profissionais estão buscando outros nichos e especializações, como sanidade animal, ecologia, produção e saúde da família”.

Relacionadas

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40